Viagens

Oportunidade única: o último Blockbuster do mundo vai estar no Airbnb

É já em setembro e apenas por poucas dias que poderá voltar ao maravilhoso mundo dos anos 90.
Um home-cinema diferente.

Se o leitor cresceu nos anos 2000, temos uma história de outros tempos para lhe contar. Se é mais crescido, embarque connosco nesta pequena viagem nostálgica.

Foi em 1985 que a primeira loja Blockbuster abriu, no Texas, num tempo em que os filmes ainda se viam em VHS e era preciso rebobinar tudo antes de entregar no clube de vídeo. Nos anos 90, o crescimento da Blockbuster era imparável.

Ao fim de semana, as lojas enchiam-se de famílias e casais preparados para escolher um par de filmes para ver nos dias seguintes e devolver a tempo de evitar uma pequena multa. Havia pressão, naturalmente, nesta paixão pelo cinema.

Este império do vídeo adaptou-se como ninguém à chegada do DVD e no seu auge chegou a ter mais de nove mil lojas em todo o mundo, incluindo em Portugal. Mas como em todos os impérios, há um tempo de ascensão e um de queda.

O avançar dos anos 90 trouxe a Internet em massa e esta veio com novidades — sites como o Napster abriram o caminho aos downloads ilegais. A variedade de oferta e a pirataria cresciam e este setor ia mirrando. No ano 2000, abria uma Blockbuster em Bend, no estado de Oregon, Estados Unidos. Podia ter sido mais uma loja, mas seria uma última luz de play neste gigante dos clubes de vídeo.

Com o século XXI, os encerramentos sucediam-se. Em Portugal, a empresa declarou insolvência em 2010. Em 2014, a última fatia de centenas de lojas no mundo começava a fechar. No final, qual imortal, só sobrara uma loja, a tal de Bend.

É esta mesma loja que vai estar disponível no Airbnb por três noites individuais, em setembro. As reservas estarão disponíveis a partir de 17 de agosto e os preços para aproveitar a nostalgia do espaço começam nos 3,40€ (mais taxas). É o preço de aluguer de DVD mas com uma condicionante: a prioridade é para a comunidade local, que tem apoiado a loja ao longo dos anos e que devido à Covid-19 não tem frequentado esta Blockbuster como antigamente.

O quarto foi montado em plena loja, que vai estar fechada enquanto lá houver hóspedes. Assim que estes fizerem check-out, a loja é reaberta e os visitantes poderão espreitar as acomodações. Para chegar a Bend o mais fácil é voar até São Francisco (há voos à volta de 500€) e daí há diferentes transportes para fazer os 800 quilómetros até à pequena cidade de Bend.

Quem reservar uma noite (dia 18, 19 ou 20 de setembro) vai ter direito a uma viagem pelo passado. Há jogos de tabuleiro e outras comodidades mas o forte é mesmo a possibilidade de os hóspedes poderem escolher a priori a seleção de filmes que querem ver. As guloseimas são por conta da casa nesta viagem aos anos 90.

No fim havia uma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT