Viagens

Nunca viu nada assim: o festival de luz nos canais de Amesterdão

O 8.º Festival anual de luzes ilumina a cidade à noite de forma incrível. Ainda pode visitar até 19 de janeiro.
A peça "Surface Tension".

Desde o passado dia 28 de novembro que a cidade de Amesterdão ganhou uma nova luz e ficou mais bonita do que nunca. Na sua oitava edição, o Festival de Luzes trouxe às ruas e canais instalações luminosas e artísticas que tornam uma visita praitcamente imperdível.

Segundo o “MymodernMet“, a edição de 2019 tem o tema DISRUPT !, o que quer dizer que todas as obras devem fazer pensar, questionar, literalmente dar luz sobre temas como a tecnologia, política, ambiente.

View this post on Instagram

This kid just had to feel for it for herself.. Are these actual feathers? Yes! Big Bang by UxU Studio is made with 7.000 real bird feathers. And naturally they can withstand this Dutch rainy weather. 📸 @janusvdeijnden #lightart #bigbang @uxustudio #birdfeathers

A post shared by Amsterdam Light Festival (@amsterdamlightfestival) on

O festival dura até 19 de janeiro, o que quer dizer que tem um total de 53 dias, ou neste caso noites: é que foi idealizado para o pico do inverno, aproveitando uma altura em que a cidade vive praticamente 16 horas de escuridão, e trazendo luz e arte.

De todo o mundo chegam as instalações, como a do artista japonês Masamichi Shimada e o seu Efeito Borboleta.

Embora haja detalhes e coisas a descobrir em toda a cidade, as vinte maiores instalações estão explicadas e mapeadas num completo site, onde tem tudo o que precisa se quiser descobrir: de diferentes roteiros possíveis, a atividades paralelas como concertos e palestras.

Se ainda quiser ir a Amesterdão visitar este Festival, saiba que há voos de ida e volta em janeiro, a partir de Lisboa, a rondar os 100€.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT