Viagens

Museu fechado recebeu a visita de 3 pinguins que adoraram as obras de Caravaggio

Os animais passaram umas horas no Museu de Arte Nelson-Atkins e pararam para admirar alguns dos quadros.
Um fenómeno, no mínimo, curioso.

Esta segunda-feira, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e foi também a data escolhida para a reabertura destes espaços, bem como dos monumentos no nosso País, após o encerramento devido à pandemia do novo coronavírus.

Porém, nos EUA, muitos são ainda os diversos espaços, incluindo museus, que se encontram encerrados naquele que é atualmente o epicentro do surto de Covid-19.

É o caso do Museu de Arte Nelson-Atkins, em Kansas City, no estado do Missouri. Em articulação com o jardim zoológico Kansas City Zoo, o espaço abriu apenas para três convidados muito especiais.

Trataram-se de três pinguins-de-humboldt, que passearam pelo museu, e para espanto de todos, pararam em frente a algumas obras. O episódio caricato aconteceu no dia 6 de maio, e tem sido um fenómeno nas redes sociais nos últimos dias.

Julián Zugazagoitia, diretor do museu, confessou à “Time” que esperava que os animais olhassem para as obras do impressionista Claude Monet, por lembrarem água.

No entanto, foi com os quadros de Caravaggio, bem mais sombrios e escuros, que os pinguins despertaram maior curiosidade. “Eles pararam, olharam e ficaram a admirar”, indicou Zugazagoitia.

O museu não tem ainda data de reabertura mas tem apostado, como vários o têm feito um pouco por todo o mundo, nos conteúdos online. Já o zoo reabriu este fim-de-semana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT