Um novo estudo da AirHelp, a organização líder mundial na defesa dos passageiros aéreos, concluiu que as 75 companhias aéreas mais pontuais do mundo em voos de longa distância não são, afinal, assim tão pontuais.
Qualquer passageiro que planeie embarcar num voo de longa distância — ou seja, com mais de cinco horas — deve preparar-se para enfrentar perturbações, avisa a organização.
Os dados são de voos de 2017, 2018 e já de janeiro de 2019 e mostram que, no geral, cerca de três em cada cinco voos registam atrasos (acima de 15 minutos) ou são cancelados. Isto significa que cerca de 55% dos passageiros que embarquem em voos de longa distância podem esperar perturbações no voo.
A companhia aérea com melhor performance no estudo da AirHelp é a Hong Kong Airlines (Hong Kong), com 84% dos voos a chegarem pontualmente. Em segundo lugar, surge a Kenya Airlines (Quénia), com uma taxa de pontualidade de 72%, e em terceiro a Singapore Airlines (Singapura), com 67%.
As companhias sediadas na Europa mostram dificuldades de pontualidade nos voos de longa distância, já que nenhuma surge no top 10. A companhia europeia num melhor lugar é a Iberia (Espanha), no 11.º posto do ranking, com uma taxa de pontualidade de 64%.
A TAP Air Portugal surge na 52.ª posição, com 52% dos voos de longa distância da companhia aérea portuguesa a terem sofrido perturbações no período em análise.
No fim da tabela, estão a AirAsia X (Malásia), com uma taxa de pontualidade de 38%, a Air Canada (Canadá), com 38%, e, no último lugar, a Asiana Airlines (Coreia do Sul), com 34%.
A associação lembra ainda a quem sofra perturbações em voos de longa distância que, desde que viaje numa transportadora da UE com destino ou partida num país da União Europeia, pode, em caso de atrasos superiores a três horas, ter direito a compensações até 600€ por pessoa.