viagens

Ilhas Lofoten: o paraíso na Noruega onde vê auroras boreais e faz safaris no mar

Pode esquiar, escalar, surfar, pescar, dormir em cabanas de pescadores, fazer caiaque e caminhadas. É o novo destino da moda.
Um destino a explorar em qualquer altura do ano.

Se ainda não ouviu falar nas Ilhas Lofoten, na Noruega, acabou, sem querer, de descobrir um dos seus principais atrativos: trata-se de um dos arquipélagos mais multifacetados do Ártico, mas ainda é relativamente desconhecido.

Mas a ênfase aqui é no relativamente. Nos últimos anos, à mercê de campanhas turísticas e sobretudo de fotos incríveis e por vezes virais partilhadas nas redes sociais, este destino foi ficando progressivamente mais popular.

Está agora, diz quem visitou recentemente as ilhas, naquela fase de ainda não cheio de turistas, ainda preservado na sua riqueza natural e bruta, com preços acessíveis para alojamentos e comidas de sonho — mas já claramente à beira de dar a volta e de começar a encher.

O melhor é mesmo ir já, mas a NiT ajuda.

As paisagens são incríveis.

O arquipélago fica na região Nordland e tem várias ilhas, todas escarpadas e com um aspeto agreste, em modo beleza impressionante.

As ilhas principais são, prepare-se, Austvågøy, Vestvågøy, Flakstadøy e Moskenesøy: todas separadas do continente pela grande entrada de mar conhecida como Vestfjord, mas todas ligadas entre si por pontes rodoviárias e túneis — que quer dizer que podem ser exploradas por carro, uma das melhores maneiras de o fazer.

Basta alugar um carro e seguir pela estrada E10, que percorre as ilhas de ponta a ponta, e fazer todos os desvios que a sua viagem lhe permitir. Cada uma tem a sua beleza característica ou ponto preferido dos turistas, mas vários pontos comuns: aldeias de pescadores, fiordes incríveis, montanhas e picos impressionantes, mar aberto e baías abrigadas, praias quase intocadas de areia branca, trilhos de caminhada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT