Viagens

Boas notícias: já não precisa de cartão de crédito para alugar carro na Europa

A solução é válida em 10 países e foi apresentada pelas empresas Hertz, Dollar e Thrifty.
Só precisa de cartão de débito e dos documentos.

Já (quase) todos passámos por isto: estamos a planear uma viagem a um destino exótico que queremos explorar de uma ponta à outra, sem quaisquer restrições, mas não queremos ter de lidar com autocarros que nos deixam em paragens incógnitas, saltar de transporte em transporte com as malas às costas, nem comboios com o passageiro do lado a adormecer-nos em cima do ombro. 

A solução parece óbvia: vamos alugar um carro. O problema é que, para o fazer, a grande maioria das empresas exige aos clientes um cartão de crédito e hoje em dia nem toda a gente é adepta desta opção bancária. Quantos irmãos, pais, amigos e tios não tiveram já de emprestar o seu cartão para que os viajantes, desesperados, pudessem a avançar com os planos da road trip internacional dos seus sonhos?

Felizmente, esta dor de cabeça vai acabar. Uma série de empresas de aluguer de carros anunciou que os clientes podem agora alugar um veículo no estrangeiro apresentando apenas um cartão de débito que seja válido na Europa. Hertz, Dollar e Thrifty são as três companhias que passaram a aceitar cartões de débito Mastercard — entre outros — no aluguer de carros e carrinhas em vários destinos europeus.

Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Eslováquia, Espanha continental e o Reino Unido são os países onde esta nova política é válida. 

Os clientes vão continuar a ter de apresentar os seus documentos de identificação e a carta de condução na altura de alugar um carro. Além disso, vai-lhes ser pedido que um valor pré-determinado seja bloqueado na sua conta durante o aluguer, que é libertado depois da devolução (a menos que haja despesas em combustível, multas ou portagens a cobrar). 

Este valor pode demorar entre quatro a sete dias a reaparecer, consoante a empresa a que está fidelizado. Segundo a Hertz, o melhor é informar-se sobre as condições antes de ir de viagem para que não seja apanhado desprevenido.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT