viagens

Há um novo monumento que celebra os heróis do 11 de setembro e é mágico

Chama-se Torre das Vozes e tem 93 pés de altura em honra do voo que caiu na Pensilvânia a 11 de setembro de 2001.

O novo monumento.

Esta terça-feira, 11 de setembro, o mundo assinala o 17º. aniversário dos ataques terroristas que atingiram o World Trade Center em Nova Iorque, bem como o Pentágono, e Shanksville, na Pensilvânia. Os atentados que pararam — e mudaram — o mundo criaram centenas de heróis entre bombeiros, polícias, equipas de resgate e envolvidos. Mas uma das histórias que mais marcou o momento e os anos que seguiram foi a dos heróis do voo 93, que tentaram impedir o seu avião sequestrado de atingir um novo alvo e fazer mais vítimas. 

Agora, um monumento de 93 pés de altura (cerca de 30 metros) foi erguido na Pensilvânia para homenagear os heróis do voo 93, e o design e explicação por detrás do seu conceito prometem torná-lo num local de visita e homenagem único no mundo.

Isto porque a estrutura de aço e cimento, apelidada de Torre das Vozes, é constituída por dezenas de sinos de vento no seu interior. E cada um dos seus 40 sinos terá um som diferente e único, como as vozes diferentes e únicas dos 40 passageiros e membros da tripulação do voo que arrancou de Nova Jersey para a Califórnia, na manhã de 11 de setembro de 2001.

Segundo os responsáveis pelo novo memorial, naquela manhã muitos passageiros e tripulantes ligaram para os seus familiares e entes queridos depois de o avião ter sido sequestrado por quatro terroristas. Ao telefonar, descobriram que outros três voos já tinham sido usados como meio de ataque, e terão então decidido tentar resgatar o voo.

A torre ainda não está completa, tendo apenas sido instalados os primeiros sinos de vento dos 40 totais. O monumento é a fase final do National Memorial 93, uma vasta área que foi limitada no local do acidente, a cerca de três quilómetros ao norte de Shanksville, no condado de Somerset. 

Em 2011, foi ali erguida uma praça comemorativa. E há três anos, abriu um centro de visitantes que conta a história do voo 93, bem como uma parede com todos os nomes e histórias de quem ia no aparelho da United Airlines.

Os sinos da torre das vozes.

Além do simbolismo das vozes dos passageiros que o memorial tenta recriar, a ideia surgiu porque esta parte da Pensilvânia é muito ventosa e conhecida em todos os EUA pelos seus carrilhões de vento (ou espanta espíritos), que são uma tradição local na maioria das casas da região.

A inauguração do monumento aconteceu no domingo dia 9 de setembro, com a presença de familiares das vítimas e das equipas de bombeiros e de segurança que primeiro chegaram ao local.

Esta terça-feira, o presidente Donald Trump também deve comparecer a uma cerimónia memorial em Shanksville, para assinalar os 17 anos dos atentados.

View this post on Instagram

#towerofvoices.

A post shared by Matthew Irish (@irish_baritone) on

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT