Viagens

Há uma nova imagem assustadora dos incêndios na Austrália que se tornou viral

A tragédia sem precedentes já matou mais de 500 milhões de animais e não parece ter fim à vista.
Os incêndios continuam a não dar tréguas.

É o tema do momento em todo o mundo: um pouco por todo o planeta, assiste-se em terror a um continente em chamas, com milhões de hectares ardidos e de vidas animais perdidas, numa tragédia que parece não ter fim à vista. Os incêndios florestais que assolam a Austrália foram uma das maiores referências na gala dos Globos de Ouro, os prémios do cinema que foram entregues este domingo, 5 de janeiro, e continuam a fazer notícia pelos piores motivos.

Agora, há mais uma imagem que se tornou viral, por mostrar de forma simples e imediata a dimensão dos fogos e a sua força e impacto. Segundo o site noticioso “News.com.au“, uma moradora de Euroa, em Victoria, partilhou durante o último fim de semana uma foto incrível de uma encosta pontilhada de incêndios, tantos ao ponto de dar a ilusão ótica de parecer a lava a escorrer de um vulcão.

Melissa Ericksen explicou à plataforma que observou os incêndios no sábado, dia 4 de janeiro, com mais de 40 carros de bombeiros, três aeronaves e três helicópteros trabalhando nele logo desde o início da manhã.

A colina em questão, Balmattum Hill “é um lugar lindo onde andei a vida inteira; e parecia coberto de lava sob a escuridão”, disse ela ao meio.

“A foto é linda, mas aterradora (…) Balmattum Hill está realmente a brilhar, mas não tanto quanto todos os nossos serviços de emergência incríveis e desinteressados. Obrigada”, acrescentou.

Foto partilhada pela australiana.

Os fogos estão a ter um impacto inestimável na flora e fauna únicas do país, com algumas estimativas a elevar o número de animais mortos em 500 milhões — e outras a apontar já para os mil milhões.

No sábado, as temperaturas altas e ventos fortes agravaram o problema e não ajudaram as autoridades a lidar com a catástrofe. que terá já deixado mais cinco milhões de hectares completamente queimados.

Das espécies afetadas, os cangurus são das mais ameaçadas tendo, nos últimos dias, sido gravado um vídeo em Monaro, numa das regiões mais afetadas, onde se vê dezenas de cangurus a fugir dos incêndios, que a NiT já partilhou.

As imagens foram captadas pela associação Warriors for Wildlife, que se dedica a salvar animais selvagens, e estão a tornar-se virais. Outra das espécies mais famosas e ameaçadas pelos fogos são os coalas — que enfrentam um verdadeiro perigo de extinção. Por isso, a unidade veterinária Koala Hospital, que fica em Port Macquarie, decidiu oferecer a qualquer pessoa a hipótese de “adotar” — ou, se preferir, apadrinhar — um destes animais. Ou seja, pode pagar cerca de 43 euros por ano para contribuir diretamente para determinado coala, que terá até um nome. Pode saber mais no site oficial da instituição ou no artigo da NiT.

Também este fim de semana, soube-se que a cantora Pink decidiu doar cerca de 440 mil euros para contribuir para a solução das consequências causadas por estes incêndios; e que o exemplo foi seguido pelo casal de Nicole Kidman e Keith Urban — ambos com ascendência australiana. Eles doaram exatamente a mesma quantidade de dinheiro aos bombeiros para que tenham mais recursos para conseguir apagar os fogos.

Já esta segunda-feira, 6 de janeiro, tornou-se viral uma outra imagem dos fogos, que supostamente mostrava os incêndios vistos por satélite, sendo partilhada em todo o mundo. No entanto, já foi esclarecido que esta não é uma imagem de satélite mas um modelo 3D, criado por um fotógrafo, que mímica a localização dos fogos no continente, com base em dados que recolheu da NASA.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT