Viagens

Fontana di Trevi vai ter uma barreira para manter os turistas afastados

Proteção serve para evitar abusos de visitantes e proteger a fonte que é uma das mais procuradas do mundo.
É um dos monumentos mais visitados de Roma

Aventuras, pedidos de casamentos, promessas e segredos. A Fontana di Trevi, em Roma, já viu um pouco de tudo ao longo de quase 300 anos de existência. É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e não há quem não queira uma foto deste belo monumento no seu Instagram.

Apesar de as imagens desta fonte serem vistas constantemente em todo o mundo, o seu aspeto pode estar prestes a mudar. É que a câmara municipal da cidade aprovou uma moção que tem como objetivo a construção de uma barreira na frente do monumento.

“A Assembleia Capitolina aprovou uma moção apresentada pelo grupo do Movimento Cinco Estrelas para criar uma barreira de proteção à Fontana di Trevi. Parece-me uma proposta de bom-senso para proteger um dos monumentos mais importantes e visitados de Roma”, escreveu a responsável pela cidade, Virginia Raggi, numa publicação no Facebook a 25 de janeiro.

Com a colocação desta barreira de proteção pretende-se controlar o excesso de pessoas junto da fonte, prevenir comportamentos impróprios — como quando os turistas caem à fonte ou tentam escalá-la — e ainda reduzir o desgaste provocado pela quantidade de pessoas que se senta na borda.

L’Assemblea Capitolina ha approvato una mozione presentata dal gruppo del Movimento 5 Stelle per realizzare delle…

Publicado por Virginia Raggi em Sábado, 25 de janeiro de 2020

Ao contrário do que possa inicialmente parecer, a responsável romana defende que a barreira de proteção que será colocada é semelhante às que também foram colocadas em monumentos por toda a cidade e que há esse cuidado para que não interfira com a visibilidade nem a estética da Fontana di Trevi.

Este monumento tem sido recuperado ao longo dos anos e já em 2015 teve alguns restauros, ao mesmo tempo que foram retiradas da praça as barracas de souvenirs que ali estavam. A par da barreira, Virginia Raggi garante que também vai ser aumentado o policiamento nesta zona para melhorar a experiência dos turistas.

Apesar de já estarem aprovadas estas pequenas obras em torno da Fontana di Trevi, não é ainda conhecida a data para a sua conclusão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT