Viagens

Esta vila italiana livre de Covid-19 está a vender casas por apenas 1€

O preço é imbatível. Só tem mesmo que estar disposto a fazer as malas e mudar-se para o interior de Itália.
Mamma mia

São uns saldos um pouco diferentes dos habituais. Em vez de comprar aquelas calças que tanto queria, que tal passar a ser o orgulhoso dono de uma pequena casa na pitoresca vila italiana de Cinquefrondi? Garantimos-lhe que vai ficar muito mais barato do que uma nova peça de roupa.

A vila italiana da Calábria, no sul de Itália, acaba de lançar uma promoção que tenta vender as suas casas pelo preço simbólico de 1€. Tudo para convencer os jovens a voltarem a ocupar a vila, agora desertificada. A Operação Beleza, como foi apelidada pela presidente da autarquia, aposta na etiqueta “livre de Covid-19”, para tentar preencher as casas abandonadas.

“A vila surge no meio de colinas e dois mares quentes, um rio límpido corre aqui perto e as praias estão apenas a 15 minutos de carro. Mas a maioria do distrito está abandonado, com casas vazias que também estão instáveis e em risco”, revela Michele Conia à “CNN”.

A política tem sido implantada em diversas cidades italianas, mas o caso de Cinquefrondi é diferente. Em vez de pedir um depósito de alguns milhares de euros — como forma de garantia de que o proprietário renova a casa —, exige o pagamento de um valor anual de 250 euros até que as obras estejam terminadas. Porém, se a renovação não ficar terminada em três anos, terá que pagar uma multa de 20 mil euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT