Viagens

Esta manta de retalhos digital junta histórias de todo o mundo sobre a pandemia

O projeto foi criado como uma forma de ajudar quem participa a ultrapassar a fase peculiar em que todos vivemos.
Alguns dos retalhos.

Uma iniciativa criada no Reino Unido está a convidar todas as pessoas do mundo a participarem na construção de uma manta de retalhos gigante, e digital. Cada participante é convidado a contribuir com um quadrado de criação totalmente livre, a partir da sua experiência com a pandemia do novo coronavírus.

O projeto foi lançado pela Art Refuge, uma associação britânica que utiliza a arte e a terapia da arte como ferramentas para ajudar a saúde mental e o bem estar de pessoas que tenham fugido dos seus países devido a conflitos, perseguições ou pobreza.

View this post on Instagram

‘Corona 2020’ @quiltgirl61 . . . #dailyrituals #artquilting #textiles #socialdistancing #pandemic #washyourhands #selfquarantine #covid19quilting #artasactivism #coronavirus #coronaquilt

A post shared by Art Refuge (@coronaquilt) on

“Enquanto a população mundial é chamada a isolar-se, a Art Refuge está a pensar numa forma criativa de nos unirmos”, pode-se ler no site da iniciativa, que convida todos a participar.

O artista Al-Qawi Nanavati é um dos participantes, e optou por uma criação dedicada à sua mãe que morreu há dois anos. “Durante a quarentena sou forçado a ficar constantemente em casa, na casa onde ela morreu, a olhar para as suas roupas, os seus livros, onde se sentava, onde dormia, todos os minutos em que estou acordado. Sair de casa era o meu escape”, conta ao “First Post”.

“Para nós, o Corona Quilt Project é uma forma criativa e não verbal de expressarmos coisas que por vezes as palavras não deixam”, refere Samyukta, uma das criadoras, à mesma publicação.

Já um grupo de mulheres iraquianas que se viu forçado a migrar para o Reino Unido devido à situação instável no seu país, teve as reuniões mensais canceladas devido à pandemia. Participarem neste projeto foi uma forma de “expressar esperança, gratidão e outras emoções no seu quadrado”.

A própria arte do retalho sempre foi associada ao sentido de comunidade, que agora o projeto pretende promover, precisamente numa altura em que o distanciamento é prioritário. E, apesar de por enquanto ser apenas digital, os fundadores pretendem imprimir as centenas de quadrados em tecido e criar uma instalação de arte.

Se quiser dar o seu contributo e expressar a forma como a pandemia o tem impactado, utilize um quadrado de tecido, ou de papel, de 21 centímetros quadrados, e dê asas à sua imaginação através de colagens, desenhos, pinturas, fotografias ou textos. Também pode fazer a sua criação logo de forma digital.

Depois, envie uma fotografia do seu retalho, juntamente com o seu nome e uma breve descrição para o email projects@nullartrefuge.org.uk. A criação será então partilhada nas redes sociais do projeto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT