Viagens

Esta aldeia inteira foi construída no terraço de um shopping

A falta de espaço em Jacarta, na Indonésia, está a obrigar a cidade a crescer "mais perto do céu".
Foto do Instagram de Shahrir Bahar.

Chama-se Cosmo Park e é, diz uma repórter do jornal “The Guardian” que o visitou, uma distopia e um lado estranho da sociedade — ou uma ideia e um conceito genial. Tudo depende da perspetiva. Esta aldeia inteira foi erguida “mais perto do céu”, literalmente no terraço de um gigante centro comercial. Numa Jacarta sobrepovoada e onde a habitação está sempre em falta, esta foi a solução encontrada pela autarquia.

Num reportagem publicada esta segunda-feira, 5 de agosto, a repórter do jornal britânico, Kate Lamb, relata a sua visita ao bairro — ou aldeia ou subúrbio, qualquer conceito é certo — , nascida no topo de um shopping na capital indonésia.

A jornalista descreve o bairro como “normal”, ou igual a tantos outros: as crianças brincam nas ruas, os moradores passeiam os cães, anda-se de bicicletas, há árvores por todo o lado, apartamentos e edifícios modernos, serviços. Mas há uma “pequena” diferença: Cosmo Park é uma vila no céu, situada no topo de um shopping center com 10 andares e estacionamento.

“É uma bolha urbana surreal, onde a vida normal se desdobra numa altitude anormal”, escreve.

Parece um filme futurista: os moradores vivem sempre acima do solo, com vista para os restantes cidadãos e espaços. Para chegarem ao nível do solo, os residentes levam os seus carros por uma rampa. Uma alta cerca de metal corre ao redor do perímetro para garantir que ninguém cai.

A aldeia no topo da cidade já foi construída há 10 anos mas, explica o jornal, era totalmente desconhecida para o mundo fora de Jacarta até que uma fotografia de um drone, tirada no mês passado, se tornou viral (a imagem que ilustra o artigo)

O utilizador do Twitter e Instagram shahrirbahar1 publicou uma história com a vista aérea do complexo e as respetivas 78 unidades de dois andares conseguindo mostrar ao mundo a escala do projeto, mas também o seu lado surreal. Na legenda escreveu: “Bom dia Jacarta. Que tipo de pessoa pensa desenvolver um complexo habitacional no topo de um prédio?”

A imagem correu mundo, entre críticas, elogios e piadas. No entanto, explica o “The Guardian”, Jacarta tem problemas sérios: uma população de 10 milhões de habitantes, trânsito incontornável, poluição, inundações e sobrelotação de todas as zonas da cidade.

O novo bairro resolve muitos destes problemas e ainda é descrito pelos moradores locais como um verdadeiro “oásis”. Nos últimos anos, até tem visto a procura de casas aumentar — sobretudo por parte de cidadãos estrangeiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT