A TAP decidiu esta quinta-feira, 12 de março, passar a permitir a alteração das datas e destinos de todas as viagens compradas com a companhia, ou mesmo por comprar, sem qualquer penalização.
A transportadora aérea portuguesa alarga assim as situações em que permite a alteração de reservas nos seus voos sem penalização, procurando, adianta em comunicado, proteger os clientes “das circunstâncias excecionais que o mundo atravessa devido à pandemia de coronavírus”.
Assim, para viagens reservadas antes de 8 de março e para voos com partida até 31 de maio, os clientes podem agora alterar a sua viagem e até o destino, para um novo voo a ser feito até ao prazo alargado de 31 de dezembro, sem pagamento de qualquer taxa de alteração.
Para as viagens cujas reservas forem efetuadas entre 8 e 31 de março, aplicam-se as regras que já estavam em vigor ao abrigo da campanha “Reserve com Confiança”.
Nos últimos dias, a companhia portuguesa cancelou cerca de 3500 voos para a Europa e mais tarde centenas de ligações aos Estados Unidos da América, devido ao fecho de entrada de aviões europeus imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Também esta semana, a TAP explicou aos clientes todas as medidas que está a tomar para manter os aviões desinfetados e viagens seguras, e anunciou o contágio de um piloto que esteve ao serviço de um voo TAP Express, garantindo no entanto que, graças à ventilação fechada do cockpit, nenhum passageiro estaria em risco.
Entretanto, também a easyJet publicou esta sexta-feira, 13 de março, no seu Facebook, uma declaração em que atualiza seus critérios de alteração de reservas.
No post, a low cost britânica explica que, devido às restrições de viagem e aos tempos de incerteza que vivemos, “todos os clientes easyJet que desejem alterar os seus planos de viagem, podem agora transferir os seus voos para datas alternativas e/ou um destino alternativo sem a taxa de alteração”.
Isto aplica-se, adianta, tanto a reservas existentes como a novas reservas, até novo aviso.