Viagens

Dormir deitado nos aviões? Esta ideia pode mudar tudo

Uma empresa de design aproveitou a pandemia para tentar revolucionar a aviação. E já estão em conversações com companhias aéreas.
Isto é que era.

Espaço e privacidade. Dois conceitos que foram perdendo força nos últimos anos da aviação, que procurou o lucro à custa das pernas dos viajantes. A pandemia, com todos os males que trouxe, parece ter vindo valorizar novamente o conforto e a segurança dos passageiros.

Foi com isso em mente que a Zephyr Aerospace, uma empresa norte-americana de design, criou aquela que pode muito bem ser uma solução para o futuro: os assentos de dois andares que oferecem muito mais espaço e conforto.

O design, garantem, pode ser encaixado nas cabines dos aviões comerciais atuais — com a vantagem de cumprirem as regras de distanciamento social.

“Acreditamos que os novos viajantes vão exigir mais privacidade e não se importarão de pagar um pouco mais do que pagaria para poderem dormir”, explica à “CNN” Jeffrey O’Neill, CEO da empresa.

A ideia surgiu depois de ter feito um dos voos mais longos do mundo, de Nova Iorque a Singapura, no qual passou a noite em branco. Apesar de todos os luxos de uma das melhores companhias aéreas, dormir continuava a ser uma tarefa complicada.

Imaginou dois níveis de assentos instalados numa cabine. Será que cabem? De acordo com O’Neill, todo o conceito foi testado em tamanho real e ele diz que sim, que é possível.

Os assentos tiram partido do espaço que existe entre um lugar normal e o compartimento de bagagem. “São essencialmente dois níveis, e o segundo não é tão alto quanto se possa pensar. Está apenas a 1,37 metros do chão”, explica.

Os viajantes podem decidir manter-se sentados ou reclinar completamente o assento para dormir na horizontal, tal e qual numa cama, embora a um pequeno ângulo.

O que é que falta para tornar isto realidade? A empresa está à procura de quem a possa concretizar. Depois, será necessário convencer as companhias aéreas, sendo que já há conversações com a norte-americana Delta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT