Viagens

Este cruzeiro leva-o às auroras boreais dos fiordes noruegueses

É a "viagem mais bonita do mundo" diz a promotora. Vai numa cabine externa pelo que até pode adormecer a ver as luzes do norte.
#BucketList2020.

Não há muitas oportunidades assim na vida: viagens em que consegue ver o incrível fenómeno das auroras boreais, conhecer a surrealmente bonita zona costeira dos fiordes da Noruega e ainda passar por toda a experiência de um cruzeiro, acompanhado pelo “maior explorador vivo”.

Uma nova viagem de cruzeiro, com partida marcada para 2020, promete isso tudo. O cruzeiro, organizado pela Hurtigrutens em parceria com as viagens do jornal britânico Mail on Sunday, leva qualquer interessado ao maravilhoso mundo das mágicas luzes do norte através de um passeio de navio.

No programa, explica-se que a nova e exclusiva aventura norueguesa de 12 dias transporta-o a alguns dos locais mais bonitos e intocados da Terra, mas também lhe traz a oportunidade única de conhecer — e ser guiado por — Sir Ranulph Fiennes, que completou missões recordes aos pólos e ao Monte Everest.

No navio, Sir Ranulph fará uma palestra e apresentação e participará em sessões de perguntas e respostas, além de acompanhar os participantes numa excursão, incluída no valor, para ver o maravilhoso Cabo Norte, o ponto mais ao norte da Europa.

A bordo também estão incluídas palestras sobre as auroras boreais, feitas por especialistas no setor, bem como excursões adicionais ao Ártico ou de outro tipo, que só tem de escolher: surf, caiaque, trenós puxado por husky e observação de águias marinhas, é só selecionar o que preferir.

No entanto, o ponto alto da experiência são mesmo as chamadas luzes do norte, um fenómeno que acontece nas regiões polares da Terra e que transforma o céu numa verdadeira mancha de cores. O verde e o vermelho são as cores mais frequentes, mas também podem ser amarelas, cor de laranja e azuis ou até uma mistura disto tudo.

A probabilidade de ver uma aurora boreal é maior nas regiões mais próximas ao Pólo Norte, e resulta do contacto dos ventos solares com o campo magnético do nosso planeta. Neste caso, a operadora Hurtigruten tem tanta certeza de que encontrará o fenómeno, que garante a oferta de um outro cruzeiro de seis dias, grátis, se por algum motivo isso não acontecer à primeira. Ao reservar, está a comprar uma cabine externa (ou com vista para o exterior), o que quer dizer que até pode adormecer literalmente a ver as luzes do norte.

No meio de tudo isto, não esqueça que tem a oportunidade de conhecer a Noruega: durante a viagem de 12 dias, os visitantes farão milhares de quilómetros ao longo da costa do país, passarão por dezenas de pontos históricos — e claro, ficarão um total de sete dias na chamada ‘zona auroral’, onde as vistas da aurora boreal são as mais impressionantes (e certas).

O navio parte do porto de Bergen, Património Mundial da UNESCO, onde os participantes ainda ficam por quatro noites, antes de seguir para o norte. O cruzeiro começa na Noruega mas o preço inclui os voos a partir (e volta) de Gatwick, em Londres — o que significa que, para quem está em Lisboa, terá de reservar um voo extra.

A mágica viagem vai ter lugar no MS Finnmarken, um navio onde encontra mimos como lounges panorâmicos, cobertos e descobertos, piscinas e jacuzzi, restaurantes, saunas, e comida feita de especialidades norueguesas e ingredientes locais — estando todas as refeições incluídas no valor final.

O navio foi totalmente remodelado para a época de 2020 e promete instalações únicas como várias plataformas criadas para ver a paisagem, incluindo os tais lounges panorâmicos.

A viagem ainda não tem data certa de partida mas a partir dos contactos no programa pode telefonar ou enviar um email mostrando interesse na reserva e pedindo informações adicionais.

O cruzeiro custa cerca de 2780€ e o preço inclui os voos internacionais de ida e volta (a partir de Londres), transfers, todas as taxas e impostos portuários, 11 noites de dormida com refeições no MS Finnmarken numa cabine externa e as sessões de perguntas e respostas com Sir Ranulph Fiennes bem como a excursão ao Cabo Norte.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT