Viagens

Confirmado o primeiro caso de Covid-19 na Madeira

Trata-se de uma turista holandesa de férias no Funchal. Nem as medidas mais restritivas impediram a chegada da doença à região.
Tudo em alerta.

Está confirmado o primeiro caso positivo de infeção de Covid-19 na Madeira. Trata-se de uma turista holandesa, de férias na região e que está atualmente alojada e em isolamento no Hotel Quinta do Sol, no Funchal. O resultado da primeira análise deu positivo e espera-se agora uma contra-análise.

Segundo informações avançadas em conferência de imprensa pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o edifício está já bloqueado com saídas e entradas controladas. O anúncio serviu também para anunciar medidas mais musculadas na tentativa de controlo da epidemia, como o fim de todas as atividades turísticas, do aluguer de viaturas a visitas guiadas; ao lado da imposição de restrição de entrada de cidadãos em espaços públicos.

Miguel Albuquerque aproveitou para fazer um apelo aos madeirenses e portosantenses para que se mantenham em casa, saindo apenas em situações absolutamente inevitáveis. As instituições da administração pública vão manter-se em funcionamento, mas apenas com serviços mínimos indispensáveis.

O presidente do Governo Regional foi, nos últimos dias, um crítico da atuação do governo de António Costa, com constantes apelos ao encerramento dos aeroportos. “Neste momento a realidade do país é que o surto está a aumentar de maneira exponencial e é fundamental tomar decisões para contê-lo”, disse no domingo, 15 de março.

Apesar de ter suspendido as ligações aéreas a países com casos confirmados na passada sexta-feira, 13 de março, não foi suficiente para evitar a deteção do primeiro caso no arquipélago.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT