viagens

Captain Dave, o piloto que filma aterragens da cabine (e nos deixa ver)

Chama-se Dave Wallsworth, é piloto da British Airways e publica vídeos espetaculares de aterragens de aviões sob o seu comando, feitas da cabina. 

Além de vídeos, Dave publica fotos, como esta do seu avião a sobrevoar outro

Captain Dave é um personagem, uma espécie de super-herói dos tempos modernos tendo o YouTube como arma, e milhares de pessoas fascinadas pela aviação ou pelo contrário petrificadas por ela, como seus seguidores.

Piloto da British Airways desde 1993, Dave Wallsworth tornou-se conhecido em todo o mundo nos últimos anos, por ter decidido começar a partilhar a sua óbvia paixão pela aviação e aeronáutica, fazendo e publicando vídeos e fotos regulares da sua cabine. Com este gesto, sem o próprio inicialmente o esperar ou planear,  conseguiu, além de atrair aficionados da aviação por esse mundo fora, sossegar os muitos fóbicos que vêm no simples ato de entrar num avião um tormento.

O que o move é a paixão pela aviação, e, na sua página em jeito de blogue e no seu twitter, dá notícias regulares da companhia, dos novos aviões e equipamentos, do tempo, enquanto vai falando do setor e dos largos milhares de voos que já fez na sua carreira, com uma tal entrega e ao mesmo tempo descontração que é difícil não ficar contagiado.

Mas além disso ainda partilha vídeos no YouTube, alguns na sua própria conta, outros que lá vão parando por conta da British Airways ou outras companhias, outros pilotos, outros aficionados. 

Com as suas fotos mas sobretudo com os seus vídeos, o Capitão Dave dá-nos uma uma visão impressionante do processo de aterragem, uma perspetiva à qual dificilmente conseguiríamos ter acesso na nossa vida sem estas partilhas. 

“Sinto que tenho a sorte de ter o melhor trabalho do mundo. Certamente tem a melhor janela do escritório! Adoro o desafio de voar uma aeronave ao melhor da minha capacidade (…) Ainda não há nenhum sentimento melhor do que sentar no convés de um A380, empurrando as alavancas de impulso para a frente, sentindo o poder dos motores e levando o avião aos céus! É realmente um sentimento incrível”, conta na sua página.

Os comentários são muitas vezes de pessoas com fobia de voar, que confessam que os vídeos os ajudam a superar o medo. E para os mais críticos, porque como sempre também os há, tanto a companhia como o piloto já explicaram que obviamente são filmados em segurança, com câmaras fixas e apoio de toda a equipa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT