Viagens

Aventureiros, tomem atenção: o Evereste vai finalmente reabrir os trilhos

As autoridades nepalesas anunciaram que irão emitir licenças turísticas mesmo a tempo da época de escalada no outono.

2020 é provavelmente o ano mais complicado para começar a riscar alguns dos pontos da sua bucket list. E porque partimos do princípio que “sobreviver a uma pandemia” não fazia já parte da lista de coisas que tem que fazer antes de morrer, apostamos que escalar o Evereste estará na grande maioria delas. Nesse caso, ainda bem, porque já há data de reabertura dos caminhos que levam ao ponto mais alto do planeta.

Com as subidas encerradas pelas autoridades nepalesas desde março, sabe-se agora que os trilhos irão reabrir para a época de escalada entre setembro e novembro. Reabrir, é como quem diz: as autoridades começarão brevemente a aceitar os pedidos, para depois emitirem as devidas licenças que permitem aos visitantes aventurarem-se pelas escarpas do Evereste.

Relativamente ao impacto da pandemia, o país que tem 28 milhões de habitantes registou apenas 20 mil casos e apenas 57 mortes, tendo levantado o confinamento a 21 de julho. Desde 30 de julho que os hotéis já podem receber clientes, embora com precauções.

No que toca aos voos internacionais, serão retomados a 17 de agosto. O regresso dos turistas e aventureiros é visto como uma bênção, já que nos últimos meses, estima-se que cerca de 200 mil guias e outros trabalhadores de áreas relacionadas com as escaladas ao Evereste tenham ficado sem trabalho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT