Viagens

Amesterdão vive Dia Nacional da Tulipa — as fotos são lindas

200 mil flores chegam à Praça Dam e enchem a cidade de cor. E o melhor é que as pode levar sem pagar.
Uma maravilha.

O que se consegue quando se junta uma das cidades mais incríveis do mundo com umas das flores mais bonitas? Um evento (e fotos) surrealmente lindas, claro. 

Este sábado, 18 de janeiro, é Dia Nacional da Tulipa na Holanda. A Tulpen Promotie Nederland lançou este evento em 2012 para promover a flor nacional, junto dos moradores e milhões de visitantes.

View this post on Instagram

Today we celebrate the National Tulips Day🌷🌷🌷🇳🇱🇳🇱🇳🇱 #nationaltulipday2020#colorfultulips#dutchtulips#tulipslovers#amsterdam#amsterdamevents#tulpen#prachtigkleuren#koninklijkpaleisamsterdam#tourism#tourist#travelphotography#travelaroundtheworld#iamsterdam#dam#damsquareamsterdam#flowers#toursandtickets#amsterdamlovers

A post shared by Gerald De Boer (@nathan_deboer22) on

Segundo a página de turismo da cidade, o National Tulip Day, conhecido em holandês como Nationale Tulpendag, assinala o lançamento oficial da temporada de tulipas e celebra-se um pouco por todo o país, com destaque para Amesterdão. 

Aqui, todos os anos no terceiro sábado de janeiro, a Praça Dam é inundada por aproximadamente 200 mil tulipas. Essas flores são especialmente plantadas e colhidas para criar um gigante jardim temporário, aberto ao público para a colheita. E nem tem de pagar nada, pode levar gratuitamente. 

Estas flores são um dos símbolos da Holanda e em séculos passados chegaram a ser um dos seus bens mais valiosos.

Agora, começam a florescer em estufas assim que o ano novo se inicia, sendo possível conseguir todos estes exemplares para celebrar o evento.

Para os visitantes que querem participar na celebração na Praça Dam — e sair com flores de recordação —, o truque é ir cedo: elas chegam pelas oito da manhã, o espaço abre as grades ao público para a recolha pelas 16 horas, mas à hora do almoço começam a chegar as primeiras multidões.

Depois deste Dia Nacional da Túlipa, com a aproximação da primavera, as flores irão lentamente crescer em todo o país, pelo que pode sempre ir à sua procura num dia mais calmo — na capital encontra, por exemplo, o jardim Keukenhof ou o Museu da Túlipa.

Para agendar uma viagem para Amesterdão no Dia Nacional da Túlipa do próximo ano — ou num qualquer dia de primavera de 2020 — saiba que há voos diretos de Lisboa a partir de 89€.

Do Porto, há ida e volta a partir de 101€.

Se for ao evento, a melhor maneira de chegar à Dam Square é ir até à Estação Central e fazer uma caminhada a pé.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT