Turismos Rurais e Hotéis

Selos “Clean and Safe” estão a ser entregues sem inspeção prévia

Já foram atribuídos 17 mil destes selos que atestam a segurança, mas só agora começaram as inspeções aleatórias.
Selo atesta que regras são cumpridas.

Os selos “Clean and Safe” do Turismo de Portugal estão a ser entregues sem ser feita inspeção prévia, só com base numa declaração de compromisso.

A notícia é da “RTP“, que avança este domingo, 28 de junho, que já foram atribuídos 17 mil destes selos que atestam que são supostamente cumpridas todas as medidas de prevenção, distanciamento e higiene, essenciais na contenção da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, as vistorias aleatórias só arrancaram na semana passada, quase dois meses depois do início da iniciativa. E depois destas, adianta o canal, pelo menos três selos já foram retirados.

O selo ”Clean & Safe” distingue os estabelecimentos do setor do turismo (alojamentos locais, hotéis e turismos rurais, entre outros) e da restauração e bebidas (restaurantes, cafés, bares, etc.), que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus. O selo, com validade até 30 de abril de 2021, é gratuito e opcional. 

Para o ter, os proprietários dos estabelecimentos são obrigados a cumprir todas as regras de higiene e segurança, assinando apenas uma declaração de compromisso. À RTP, o presidente do Turismo de Portugal adiantou que o modelo de atribuição não vai ser alterado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT