Viagens

O novo modelo de avião da Airbus parece saído de um filme de ficção científica

Chama-se Maverick, tem asas fixas e promete reduzir substancialmente o consumo de combustível.
Poderá estar aqui o futuro dos aviões

Filmes com aviões e pilotos fazem parte do nosso imaginário e vão sempre fazer-nos sonhar, mesmo que sejam ficção científica e, consequentemente, pouco prováveis de se tornar realidade. A Airbus parece não ter a mesma opinião, pelo menos a avaliar pelo novo modelo de avião.

Maverick, o novo aparelho da famosa construtora aeronáutica, foi apresentado a 11 de fevereiro no Singapore Air Show 2020 e tem um design que é, no mínimo, curioso. Apesar do seu formato tipo seta e das asas fixas, este pretende ser um avião comercial e promete uma redução de 20% no consumo de combustível.

A versão apresentada foi uma espécie de modelo de demonstração, com dois metros de comprimento e 3,2 metros de largura. Embora esteja a ser desenvolvido desde 2017, só em junho de 2019 é que passou a ser testado, ficando em segredo até agora.

O facto de ter uma aerodinâmica diferente faz com que, de acordo com a Airbus, citada pela “CNN”, seja possível pensar numa estrutura interior diferente e mais espaçosa. Com o motor montado na zona central, o ruído também acaba por ser reduzido, o que é outro dos pontos a favor deste novo avião.

“Ao testar configurações disruptivas de aeronaves, a Airbus é capaz de avaliar o seu potencial como produtos viáveis para o futuro”, defendeu Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da companhia.

Embora os testes do Maverick continuem até meados de 2020, é possível que este novo avião não seja lançado no mercado para já e que o seu lançamento fique guardado até perto de 2030.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT