Na cidade

Votação NiT: qual é a cidade portuguesa com a melhor iluminação de Natal?

Escolhemos as 16 decorações mais espetaculares do País. Agora, a decisão é sua.
A magia do Natal está no ar.

O espírito natalício já tomou conta de dezenas de cidades de Portugal. Anjos, presentes, sinos, flocos de neve, elfos, renas e vários tipos de Pais Natais feitos com luzes brancas e coloridas foram ligados nas últimas semanas para animar dezenas de bairros.

Em Lisboa, a árvore de Natal foi iluminada no dia 29 de novembro, sexta-feira, na Praça do Comércio. A estrutura tem 30 metros, uma altura equivalente ao tamanho da Torre de Belém. Este ano, a capital do País está decorada com mais de dois milhões e 350 mil lâmpadas LED.

Por outro lado, no Porto, 80 avenidas, ruas, praças e jardins ficaram mais brilhantes em simultâneo — no dia 30 de novembro, sábado. No total, foram usadas 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos. Só a árvore gigante de Natal — com 30 metros de altura — vai ter 31 mil e 600 lâmpadas.

Apesar da expetativa dos moradores, Évora tem sido uma desilusão. Nas redes sociais, dezenas de pessoas queixam-se de que a decoração está incompleta e que a cidade alentejana está a perder terreno para as outras autarquias.

Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Gaia, Guarda, Guimarães, Lisboa, Portimão, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu são algumas das cidades em que a magia do Natal já está no ar e que foram escolhidas para fazer parte da lista de finalistas da NiT. 

Agora, cabe-lhe a si decidir qual é, afinal, a cidade que tem a iluminação de Natal mais bonita do ano? As 16 autarquias irão competir até ao dia 12 de dezembro.

(Nota: a votação encerrou às 15 horas do dia 12 de dezembro).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT