Na cidade

Uma das capelas mais mágicas de Portugal fica nesta praia de sonho

A capela do Senhor da Pedra está em Miramar, Gaia. O acesso é fácil, o local lindíssimo e as fotos são assim.
A foto dos Explorerssaurus.

2020 é um ano inédito e difícil, como todos sabemos, mas é também aquele em que aprendemos a procurar o conforto, a felicidade e até a aventura mais perto de nós. Com o mundo ainda semi confinado, as viagens são à partida algo para retomar apenas no futuro. Até os bloguers e instagrammers de viagens se dedicaram aquilo que muitos de nós iremos, provavelmente, fazer nas próximas férias: explorar e descobrir Portugal.

Raquel e Miguel — o casal que largou tudo para ver o mundo e que tem a alcunha de Explorerssaurus no seu blogue ou Instagram — conta já com mais de 752 mil seguidores, ávidos por conheceram cada uma das suas próximas aventuras pelo mundo. E, normalmente, a história e foto incrível que se seguem.

A NiT já entrevistou Miguel Mimoso e Raquel Janeiro, mas voltou agora a falar com eles a propósito da sua última publicação, onde revelam um canto que é absolutamente mágico — e lhes é incrivelmente pessoal.

Trata-se da capela do Senhor da Pedra, na praia de Miramar, em Gaia. No Instagram, os Explorerssaurus partilharam uma imagem perfeita desta localização, explicando que este foi um dos primeiros lugares onde a gaiense levou Miguel para um “encontro”.

O local é absolutamente incrível e a história também. Segundo o portal “Ncultura“, a “mítica” Capela do Senhor da Pedra é repleta de lendas e também famosa por ser local de práticas ligadas ao ocultismo. Foi construída em 1686 sobre um rochedo, tem um formato hexagonal e possui um Altar-mor, sendo um local de culto e peregrinação. De acordo com um dos painéis no local, “pensa-se que a capela inicialmente recebia cultos pagãos dos povos pré-cristãos”, cujas divindades eram veneradas em plena natureza.

Segundo explica Raquel à NiT, o acesso a este local é super fácil visto que fica mesmo no areal da praia, implantada num maciço rochoso. “Só é necessário ter cuidado quando está maré alta porque às vezes a capela fica completamente rodeada de água e, por vezes, nem se consegue ver as escadas que permitem o acesso”, avisa.

A portuguesa adianta que sempre que o casal faz histórias por lá recebe “mensagens de alguns seguidores a dizerem para termos cuidado porque se fazem muitos rituais de bruxaria lá”, o que prova a mística da capela.

E refere o lado incrivelmente pessoal do sítio: “A capela fica a cinco minutos de casa dos meus pais e sempre foi dos meus sítios favoritos porque é um lugar realmente mágico para ver o pôr do sol”.

“Quando comecei a namorar com o Miguel perguntei-lhe se a conhecia, porque apesar de estar a menos de 15 minutos do Porto, ainda há muitas pessoas que nunca visitaram. Na altura o Miguel nunca tinha ouvido falar deste sítio, por isso foi dos primeiros lugares onde o levei”.

Recentemente os Explorerssaurus compraram um terreno para começarem a construir a sua casa. “Para nossa sorte, também está a cinco minutos desta praia, por isso certamente que vamos continuar a vir aqui por muitos anos”.

No Instagram, além do casal nortenho, são muitas as fotos e partilhas que mostram e comprovam a incrível magia do local, sobretudo ao anoitecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT