Na cidade

Torres Vedras vai receber uma invasão espacial num festival de luz e sons

O Space Invaders chega ao Largo Infante Dom Henrique esta sexta-feira e sábado. A entrada é livre.
É um artista português.

Oumuamua é o nome do asteróide de 400 metros que em 2017 apanhou a comunidade científica de surpresa ao entrar sem aviso no sistema solar. O nome — que em havaiano significa “primeiro mensageiro a chegar” — inspirou uma performance multimédia com um fato de luz que vai poder ver no Festival Novas Invasões, em Torres Vedras.

O espetáculo inspira-se em luzes e sons espaciais, que pretendem levar os espetadores numa viagem sonora pelo Universo, com movimentos de dança e improvisação. Jonas Runa é o artista português que veste um fato com mais de mil e duzentas lâmpadas LED, que criam combinações que chegam aos dezasseis milhões de cores. Os 30 minutos de atuação combinam música e artes plásticas, e decorrem a 30 e 31 de agosto (sexta-feira e sábado), no Largo Infante Dom Henrique, a partir da meia noite. A entrada é livre.

O fato de luz foi desenhado pela designer portuguesa Alexandra Moura. Jonas Runa é compositor, investigador e músico e já teve exposições no Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), no Théatre de la Ville, em Paris (França), no 798 Art District, em Pequim (China) e no Centro Cultural de Belém, Casa da Música e Fundação Calouste Gulbenkian, em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT