Na cidade

Terramoto de 1755: neste passeio vai entrar em locais vedados ao público

262 anos e 3 dias depois, esta visita leva-o a descobrir Lisboa antes e depois do pior terramoto da nossa História.

O passeio acontece 262 anos e 3 dias depois do Terramoto de 1755.

Lisboa, 1 de novembro de 1755. 9h45. A maioria das pessoas está na igreja, à espera que a missa das 10 horas comece — é Dia de Todos os Santos. A terra começa a tremer: no início o barulho assemelha-se ao som de várias carruagens a circularem na rua principal, depois ao estrondo de um canhão.

O primeiro sismo durou dois minutos. Depois de uma pausa de um minuto, veio o segundo, que teve uma duração de dois minutos e meio. Após mais uma pausa de um minuto, vem o terceiro e maior de todos. Durante três a quatro minutos, a terra não parou de tremer.

Este sábado, 4 de novembro, vai acontecer um passeio por Lisboa para descobrir o antes e depois da cidade com o Terramoto de 1755. 262 anos e 3 dias depois da catástrofe, o programa começa às 10 horas no Largo do Carmo, segue para a Praça do Comércio e termina no Rossio. Pelo meio, os participantes vão poder descobrir as as ruínas do Convento do Carmo, subir ao Arco da Rua Augusta e entrar noutros lugares (surpresa) normalmente vedados ao público.

O bilhete custa 15€ por pessoa e inclui seguro, bilhetes para o Convento do Carmo e subida ao Arco da Rua Augusta. Para se inscrever deve enviar uma email para guidedvisits@nullgmail.com com nome, data de nascimento e contacto das pessoas a inscrever.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT