Back in Town

Setúbal: já reabriu o Forte de S. Filipe — e tem esta espetacular esplanada

Estava fechado desde 2014 e voltou a abrir no final de março com uma feira quinhentista, uma cafetaria e um centro de informação turística.

Foto de Município de Setúbal

Desde 2014 que não se podia ver Setúbal e o estuário do Sado a partir do Forte de S. Filipe. O espaço abriu agora renovado com um novo serviço de cafetaria, esplanada e um centro de informação turística. A inauguração decorreu na sexta-feira, 31 de março, contou com a presença da presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, e com a abertura de uma feira quinhentista, que termina este domingo, 2 de abril.

O Forte de S. Filipe data do século XVI e é lá que se encontra também uma Pousada de Portugal. O monumento encerrou em novembro de 2014, assim como o hotel, para que fossem feitas obras de sustentação na encosta. A Câmara ficou novamente com o contrato de concessão do Forte e reabriu agora apenas as zonas da esplanada e bar — ainda não se sabe se a pousada poderá voltar a funcionar.

Segundo o “Diário da Região”, o túnel de acesso foi também renovado, conta com uma obra do artista setubalense João Maria, assim como a capela joanina. No Forte abriu ainda um posto turístico onde pode obter informações sobre a região. A cafetaria e a esplanada funcionam todos os dias entre as 10 horas e as 20 horas. Às sextas e sábados estão abertos até à meia noite.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT