Na cidade

Serra da Estrela passa a ser um Geopark Mundial da UNESCO

Três anos depois da candidatura, o Parque Natural passa a integrar o grupo restrito de 161 geoparques.
Que é linda nós já sabíamos.

Está confirmado: a Serra da Estrela passa a ser um dos geoparques reconhecidos pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A inclusão da região portuguesa foi confirmada esta sexta-feira, 10 de julho, revela a “Lusa”, citada pelo “Expresso”.

A candidatura foi entregue em 2017 e o sucesso garante que o parque natural passa a fazer parte dos 161 geoparques distinguidos e que estão distribuídos por 44 países. Dessa lista já faziam parte pelo menos quatro locais nacionais: os geoparques dos Açores, Arouca, Naturtejo da Meseta Meridional e Terras de Cavaleiros.

“Mais do que os 124 locais de interesse geológico inventariado e aprovados pela UNESCO, esta é uma classificação que distingue a identidade, a unicidade e o caráter único deste território, fomentando uma verdadeira estratégia de desenvolvimento, assente nos valores geológicos, geomorfológicos e paisagísticos desta que é a montanha mais elevada de Portugal Continental”, revela Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT