Na cidade

Nova plataforma portuguesa ajuda as motos a estacionar em Lisboa

Acabaram-se as desculpas para estacionar em locais proibidos. A aplicação é gratuita e já está a funcionar.
Não há desculpas para estacionar em local proibido.

Lisboa já tem uma plataforma exclusiva para estacionamento de motos. Por isso, se anda pela cidade com este tipo de veículo e não sabe desta novidade, só está a perder anos de vida. Criada por Tiago Peralta, 26 anos, durante a tese de mestrado, o site pretende ter a colaboração dos utilizadores para descobrir onde estão os melhores locais para estacionar as motos.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, Tecnologias e Aplicações, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A ideia surgiu porque o próprio Tiago sentia a dificuldade em encontrar locais onde pudesse estacionar a sua moto.

No arranque, a app tinha mais de 400 parques assinalados, mas a plataforma permite que os utilizadores adicionem novos locais de estacionamento no mapa.

“É possível sugerir novos locais de implementação de estacionamento, como zonas de escassez de estacionamento, devido à elevada procura ou pela inexistência do mesmo, e também fazer comentários na plataforma de modo a torná-la mais eficiente. Além disso, a plataforma permite obter a direção para um parque de estacionamento em específico”, explica Tiago Peralta à NiT. 

Os condutores podem procurar um estacionamento tendo em conta a morada para onde vão ou ainda escolher um raio de distância a partir da sua localização.

Os pontos azuis indicam os sítios onde há parques e os laranjas são novas sugestões dos utilizadores, que ainda não foram verificadas para saber se reúnem as condições adequadas para fazer parte da aplicação. 

A plataforma é gratuita e pode ser utilizada através do desktop, tablet ou smartphone.

O site colaborativo de Tiago Peralta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT