Na cidade

Proibição da circulação de carros na Baixa já não entra em vigor no verão

Na apresentação da nova mobilidade para a capital, Fernando Medina disse que vai atrasar a entrada em vigor da ZER.
Avenida da Liberdade.

A proibição à circulação de carros na Baixa de Lisboa já não entra em vigor no início do verão. A Câmara da capital apresentou esta quarta-feira, 3 de junho, um plano de transformação do espaço público, acelerando o que já vinham sendo as políticas de mobilidade seguidas pelo município, como o aumento do espaço pedonal e da rede ciclável.

O mega projeto inclui várias medidas, tal como o aumento de espaço de passeios em várias zonas, mais ciclovias e menos vias de circulação automóvel. No entanto, relativamente à Zona de Emissão Reduzida (ZER) da Baixa-Chiado, o presidente da autarquia disse que irá propor à Câmara a sua recalendarização.

Questionado pelos jornalistas, Fernando Medina explicou que vai propor que se assuma a execução desde já das obras de espaço público e rede ciclável que estavam definidas para a zona; que se avance com a extensão da rede ciclável ao longo da Avenida de Liberdade, da Praça dos Restauradores, do Rossio e da Rua do Ouro, além da sua extensão através do corredor da Almirante Reis, tudo isto “desde já”.

Também deverá ser lançado o concurso das aquisição para os meios e recursos necessários à plena introdução da ZER. Mas Medina vai propor que a entrada em funcionamento da ZER “na dimensão da limitação da circulação automóvel”, que estava definido que ocorresse agora seja adiada para um momento posterior.

“Faço isto com a consciência que é a solução mais razoável, mais ponderada, para todos os comerciantes e residentes, todos os que vivem, habitam e procuram a baixa de Lisboa”, frisou o autarca.

Medina disse considerar as ZER um projeto de extrema importância; mas não querer ser, numa fase de reabertura de comércio e de algumas dificuldades, um fator de perturbação. No entanto, garantiu, o projeto será levado até ao fim, mas não “em plena pandemia”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT