Na cidade

Procura por campervans em Portugal subiu 400% — diz Airbnb das autocaravanas

Os projetos de viagens mais frequentes são a Costa Vicentina, roadtrip pelo Douro, percorrer a Estrada Nacional 2 e Alentejo.
Dormida com vista para o mar.

Terminado o período de confinamento obrigatório, muitos portugueses já pensam em férias, em natureza e em soluções para fins-de-semana e feriados. Este ano, uma das claras tendências é o autocaravanismo, pela privacidade e segurança que acarreta.

Segundo dados da Yescapa, plataforma de aluguer de autocaravanas entre particulares, já há 500 reservas confirmadas para o verão em Portugal, o que se traduz em 3.500 dias de viagens reservados; além de 120 reservas confirmadas para a “semana dos feriados” que se avizinha.

A Airbnb das campervans diz estar a registar, este ano, um crescimento de quase 400% de visitas no site e um aumento de 50% das reservas confirmadas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Há também um aumento no número de proprietários que pretendem rentabilizar as suas autocaravanas: a empresa tem agora 600 veículos matriculados em Portugal disponíveis no seu site, enquanto o número era de 420 no final de 2019.

O perfil dos portugueses que têm feito reservas passam por famílias entre 35 e 45 anos, com uma ou duas crianças, e que viajam pela primeira vez de autocaravana. Os projetos de viagens mais frequentes são a Costa Vicentina, roadtrip pelo Douro, percorrer a Estrada Nacional 2 e o Alentejo. Verifica-se também uma tendência de reservas last minute, feitas com pouco tempo de antecedência antes do início da viagem.

Devido à Covid-19, a plataforma reforçou também as questões relacionadas com limpeza e desinfeção dos veículos, criando um conjunto de boas práticas que devem ser seguidas por proprietários e arrendatários. Recomenda-se, assim, a desinfeção dos veículos antes e depois do aluguer, desinfeção dos diversos elementos/equipamentos do veículo, utilização de luvas e máscaras no check-in/check-out e que os utilizadores mantenham uma distância de segurança durante estes momentos.

A empresa entrou em Portugal em 2018 e o processo é simples: o site funciona como as plataformas de alojamento local, de “consumo colaborativo”. Ou seja, é uma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares.

O que o utilizador consegue online é um serviço de aluguer completo, com seguro e assistência incluídos, responsabilizando-se a empresa por questões de segurança como a verificação da identidade dos proprietários e do estado operacional de todos os veículos da plataforma. Disponíveis para alugar, estão milhares de autocaravanas, furgões transformados e campervans, isto do ponto de vista de quem procura.

Do ponto de vista de quem oferece, o serviço permite ao proprietário rentabilizar o seu veículo, financiar as manutenções e criar uma nova fonte de rendimento — até porque, segundo dados estatísticos, cada pessoa apenas usa em média a sua autocaravana cerca de 70 dias por ano. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT