Na cidade

Prepare-se: feriados de junho chegam com chuva e descidas de temperatura

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha avisado: este mês será mais frio do que o habitual.
Temperaturas a baixar em todo o País. (foto: Yann Coeuru)

Sem arraiais e, agora, sem bom tempo – o mês de junho vai ter mais chuva do que o habitual e as temperaturas vão descer gradualmente ao longo das semanas. Segundo o IPMA, os valores de precipitação total serão “acima do normal” praticamente para todo o território no caso das duas primeiras semanas do mês.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), afirma mesmo que “o estado do tempo no território continental, na primeira semana de junho, vai ser condicionado por uma região depressionária centrada a oeste da península ibérica e a norte do arquipélago da Madeira”.

As temperaturas serão amenas, porém, haverá uma descida gradual dos valores da temperatura, “em especial da máxima, sobretudo nas regiões do interior”. Isto significa que as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 30 graus, “com tendência para uma pequena descida ao longo da semana”, e as temperaturas mínimas deverão variar entre os 10 e os 18 graus.

O céu vai estar, por vezes, muito nublado e com a possibilidade de formação de neblina e nevoeiro matinal. Pode mesmo apresentar-se “pouco nublado ou limpo, como por exemplo no dia 5, em praticamente todo o território, eventualmente também nos dias 8 e 9, conforme apontam as previsões neste momento”.

Estas são, definitivamente, más notícias para quem estava a contar com dias de sol e temperaturas altas na semana dos feriados de junho – 10 (Dia de Portugal) e 11 (Corpo de Deus). É que, depois do próximo fim de semana (6 e 7 de junho), o IPMA antevê a aproximação de uma nova depressão, que poderá manter-se até ao final da segunda semana de junho, “e que poderá trazer novamente precipitação”.

O instituto aponta ainda que a situação vai ser acompanhada com as previsões diárias devido a um grau ainda elevado de incerteza.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT