Na cidade

Por causa do coronavírus, poluição na Avenida da Liberdade reduz quase 60%

Na última semana, os níveis de poluição numa das avenidas mais movimentadas da cidade de Lisboa reduziram drasticamente.
Na Avenida da Liberdade.

Na última semana, os níveis de poluição registados na Avenida da Liberdade, em Lisboa, apresentaram uma redução de quase 60 por cento face ao mesmo período no ano passado.

Estes valores representam as concentrações mais baixas dos últimos sete anos, de acordo com um estudo da Universidade Nova de Lisboa, citado pela Lusa.

A investigação conclui que os resultados se devem a uma diminuição do trânsito em Lisboa devido aos efeitos das medidas associadas à Covid-19.

Os investigadores do CENSE/FCT Universidade Nova avaliaram as concentrações de dióxido de azoto medidas em cinco estações de monitorização da qualidade do ar em Lisboa.

“Baseando-nos já na análise de dez dias úteis, entre 16 e 27 de março inclusive, é possível concluir que no que respeita à comparação dos dias úteis da última quinzena com o total de dias úteis do ano de 2019, a redução da poluição varia entre 21% no Restelo, uma zona habitualmente com melhor qualidade do ar, 56% no caso da Avenida da Liberdade e 58% em Entrecampos”, diz o estudo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT