Na cidade

ONU aponta municípios portugueses como exemplo no combate à Covid-19

Para as Nações Unidas, introduziram medidas consideradas inovadoras.
Lisboa faz parte da lista.

A ONU destacou os municípios de Braga, Famalicão, Porto, Lisboa e Sintra no combate à Covid-19. Segundo as Nações Unidas, todos eles introduziram um conjunto de medidas consideradas inovadoras e que são aconselhadas num conjunto de políticas para combater a doença em áreas urbanas.

Esta menção está num sumário de políticas, publicado esta terça-feira, 28 de junho, que dá conta de medidas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, lista da qual estes municípios portugueses fazem parte. 

Vila Nova de Famalicão é o primeiro exemplo, por ter “apoios para o pagamento de rendas”, bem como a cidade japonesa de Yokohama, diz a “TVI24“, que cita a agência Lusa. Também nas medidas de apoio à habitação, Lisboa e Sintra entram na lista pelo “adiamento de pagamentos de renda”, assim como Chicago e São Francisco, nos Estados Unidos, ou Paris, em França.

Na categoria dos serviços e condições essenciais para a vida, por exemplo, destacam-se as cidades do Porto e de Braga. São mencionadas pelas medidas de “isenção parcial em tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos”. Também Machakos, no Quénia, foi destacada pela mesma razão.

O documento, que também integra Barcelona, Londres e Nova Iorque, entre outras cidades, alerta que as áreas urbanas tornaram-se epicentros da pandemia por concentrarem mais de 90 por cento de todos os casos do novo coronavírus no mundo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT