na cidade

Olhe para o céu: em julho há eclipse da Lua e chuva de meteoros

O primeiro fenómeno acontece já este domingo, 5 de julho. Até ao final do mês há muito mais para ver.
Julho vai ser o mês de olhar para o céu.

Há bons motivos para ficar acordado na madrugada deste domingo, 5 de julho. A partir de Portugal Continental será possível ver um eclipse da Lua que irá durar quase uma hora e meia. Durante este mês pode ainda assistir a uma chuva meteoros.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa este eclipse penumbral da Lua acontece quanto o satélite entra na região da penumbra da Terra. O fenómeno será possível ser acompanhado na Europa Ocidental, África, América do Sul e Antártida.

Em Portugal poderá ser visto a partir das quatro da madrugada deste domingo, 5 de julho. O ponto máximo irá ocorrer pelas 5h30. E não é o único fenómero que poderá ver durante este mês. A partir de 12 de julho haverá também uma chuva de meteoros.

No site do Observatório Astronómico de Lisboa é explicado que haverá chuvas diurnas, as chamadas Perseidas e as Táuridas. As quedas são avistadas logo às primeiras horas da manhã. Também as noturnas, as Aquáridas, podem ser vistas a partir dessa altura. Vão durar até perto do final de agosto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT