Na cidade

O baloiço mais fotografado de Portugal foi renovado (fica a uma hora do Porto)

Fica em Cinfães, bem em cima da água e é o cenário perfeito para as suas fotos do Instagram.
Fotografia de Pedro Sá.

Não há dúvida alguma de que é a grande moda deste verão. Os baloiços, que nos remetem para as doces memórias de infância, vieram para ficar e são o cenário mais repetido das fotografias no Instagram.

Normalmente instalados em áreas de grande altitude, com uma vista panorâmica sobre a natureza, o Douro, ou até mesmo sobre Espanha, já perdemos a conta aos novos exemplares que surgiram este ano. Até porque já são as próprias autarquias a investirem nas suas construções — precisamente por se terem tornado pontos turísticos tão populares.

View this post on Instagram

[A moda dos baloiços] Não entramos propriamente na moda, mas que os baloiços são super giros, isso são! Lá no fundo trazem para os lugares uma espécie de reencontro com a infância, quando, para se ser livre e feliz, bastava ter um baloiço, o cabelo despenteado pelo vento e acreditar que o céu era o limite. No topo de uma serra, numa praia idílica ou no improviso de uma árvore que nasceu para ser estrela, de norte a sul do país, existem vários baloiços fotogénicos. Nós partilhamos aqui mais um. Quem conhece o Baloiço do Bestança? . . . #iremviagem #baloicodobestanca #valedobestança #padariafarmhouse #municipiodecinfães #rotadoromanico #euficoemportugal #10milhoesderazoes #turismodeportugal #descobreportugal #visitportugal #amar_portugal #travelcouple #sapoviagens #ninguemnospara #fugasdoviajante #viajarebom #beautifuldestinations #welovetravel #fugadoviajante #explore #instatravel #instaportugal #travelbloggerspt #iatipelomundo #atévelhinhos

A post shared by Ir em Viagem (@iremviagem) on

E, como este ano, o turismo se faz dentro do País, existem poucos programas melhores do que descobrir novas localidades numa espécie de roteiro pelos melhores baloiços. 

É aqui que entra o baloiço de Cinfães, que foi renovado e instalado no mesmo lugar onde permanece desde 2014. O baloiço, junto ao Canhão de Pias, não passa de um assento em madeira com duas cordas que o mantêm no ar. Porém, a sua grande mais-valia é mesmo o ambiente que o rodeia.

A água que corre por baixo pertence ao rio Bestança, que nasce a 1229 metros de altitude na serra de Montemuro e passeia ao longo do concelho de Cinfães, até desaguar no rio Douro. O Vale do Bestança fica a apenas uma hora da cidade do Porto.

Ainda assim, é necessário algum esforço para lá chegar. O Baloiço do Bestança fica junto da Estrada Nacional 222, entre a aldeia de Pias e a aldeia de Boassas. Por isso, deverá caminhar pela calçada junto aos Viveiros de Trutas e seguir a sinalética. No final, não se preocupe: as energias foram bem gastas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT