Na cidade

O novo serviço da Uber permite enviar encomendas para amigos e família

Chama-se Uber Connect e pode ser usado para entregar, por exemplo, bolos de aniversário, casacos esquecidos ou presentes.
Já está disponível.

A partir desta quarta-feira, 3 de junho, passa a ser possível enviar encomendas para amigos, familiares ou colegas de trabalho através da Uber. O novo serviço lançado pela plataforma (que pode descarregar gratuitamente para iOS e Android) permite aos utilizadores enviar entre si itens e pacotes com artigos em Lisboa, Porto, Braga, Algarve, Coimbra, Aveiro, Évora e Funchal.

Chama-se Uber Connect e pode ser usado para entregar, por exemplo, bolos de aniversário, casacos esquecidos depois de um jantar, chaves para receber uma entrega, presentes, equipamentos desportivos “para uma substituição de última hora” ou livros, entre muitos outros objetos. 

“Durante esta crise, procurámos novas formas da nossa plataforma ajudar a movimentar os bens necessários para empresas e consumidores, além de oferecer novas oportunidades de rendimento para os motoristas”, começa por explicar Manuel Pina.

Segundo o diretor-geral da empresa em Portugal, com o Uber Connect o objetivo é adaptar rapidamente a tecnologia “para atender às crescentes necessidades das comunidades”, acrescentando: “À medida que a realidade evolui a um ritmo acelerado, estamos a desenvolver as entregas mantendo os olhos no futuro.”

Esta forma segura para os portugueses fazerem entregas funciona da seguinte forma: primeiro, deve embalar os itens numa caixa ou saco selado de forma a proteger adequadamente os conteúdos, limpando as superfícies com desinfetante.

De seguida, coloque a morada de destino da encomenda e selecione a opção “Connect” na aplicação da Uber. Concorde com os termos e condições e confirme se a sua encomenda não tem itens proibidos. Efetue o pedido ao carregar em “Escolher Connect”.

Vai receber uma mensagem na app com o nome do destinatário da encomenda, onde pode colocar algum pedido que queira fazer ao motorista. À chegada do mesmo, encontre-se com ele no exterior e coloque a embalagem na mala do veículo.

uber
Os passos a seguir.

Pode também partilhar a viagem com quem vai receber a encomenda, para que consiga ver quando é que o motorista vai chegar e onde se vai encontrar com ele, para de seguida retirar a encomenda da mala do veículo. O custo da entrega será sempre pago através aplicação, da mesma forma que acontece com os outros serviços, e dependerá da distancia percorrida.

“Neste período desafiante para os portugueses, quisemos criar uma forma segura para as pessoas criarem momentos mágicos ou enviarem itens essenciais entre si. Sabemos que querem ajudar-se uns aos outros e temos vindo a testemunhar um tremendo sentido de comunidade nas últimas semanas. Queremos que os portugueses se sintam conectados através da nossa tecnologia, apesar do eventual distanciamento físico”, disse ainda Manuel Pina.

Entretanto, a Uber tomou uma série de medidas anunciadas em maio e que pretendem garantir a segurança dos motoristas, utilizadores, restaurantes e parceiros durante a prestação de serviços. 

Entre elas, está um sistema inteligente de verificação facial, para garantir que todos os motoristas utilizam máscara; uma checklist online onde motoristas, parceiros de entrega e utilizadores têm de confirmar que seguiram uma série de precauções de segurança; e um sistema de feedback na plataforma para confirmar se a experiência foi feita em segurança, garantindo os comportamentos responsáveis de todos na utilização da plataforma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT