Na cidade

A nova funcionalidade do Instagram quer acabar com o TikTok

Chama-se Reels e depois dos testes no Brasil, chega a mais países. Só falta Portugal.
Vai ser uma luta feroz.

Cada utilizador vai poder gravar pequenos vídeos de 15 segundos, que podem ser abrilhantados com várias ferramentas criativas, publicado depois com a banda sonora que quiser. Se soa familiar é porque se trata de uma espécie de clone do conceito que transformou o TikTik num sucesso mundial.

A bem da verdade, a app do momento roubou a inspiração a outras aplicações, como é o caso do Vine, embora esta não tenha conseguido atingir o mesmo nível de popularidade. Neste Reels, o Instagram — agora detido pelo Facebook — armou-se das mesmas armas: ferramentas de edição que ajudam qualquer um a fazer vídeos criativos em poucos segundos; e efeitos, muitos efeitos.

Os resultados de vários meses de testes junto dos utilizadores brasileiros foram moldando a funcionalidade. Originalmente desenhada para partilhar os vídeos diretamente nas Stories, é agora possível lançar as criações diretamente para os seguidores e amigos de forma permanente. Os Reels terão também direito a um espaço único e exclusivo nos perfis dos utilizadores.

A novidade chega agora a França e à Alemanha, antes de se estabelecer definitivamente em todo o mundo. Ainda não foi anunciada a data de chegada a Portugal e aos restantes países. Sabe-se apenas que tem a tarefa ingrata de fazer frente ao fenómeno que só em Portugal conquistou meio milhão de novos seguidores em apenas dois meses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT