Back in Town

Há uma nova forma de pagar as viagens de táxi em Portugal

Duas empresas e duas associações de taxistas juntaram-se neste projeto que quer equipar os veículos com uma forma alternativa de pagamento.

Foto de McPig/Flickr

Vai deixar de ter de andar com dinheiro na carteira para chamar um táxi. A myPOS, empresa do setor financeiro, lançou na sexta-feira, 1 de setembro, um sistema de pagamento alternativo às moedas e notas. A este projeto juntaram-se a Antral (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros) e a multinacional MasterCard.

Então e o que é afinal isto do myPOS? Sem entrar nas descrições técnicas, é uma solução de pagamento que pretende tornar os serviços mais rápidos e seguros ao evitar o manuseamento de dinheiro. O modelo está a ser implementado e adaptado aos serviços dos táxis, permitindo o pagamento com cartão de crédito ou débito. O equipamento tem o valor de 149€ e não tem taxas de instalação ou mensalidade para a utilização. O cartão de dados, que faz parte do pack myPOS para os táxis, permite aceitar pagamentos a partir de qualquer local. O motorista continua a poder receber gorjetas desde que garanta ao mesmo tempo o registo de todas as suas operações financeiras.

O que é que muda nas viagens de táxi?

Para evitar os pagamentos em dinheiro, os passageiros podem instalar a app Taxi Digital — a partir dela podem chamar o táxi, inserir o destino e perceber logo o valor estimado da viagem.

Os táxis que usufruírem do sistema myPOS permitem que o pagamento da viagem seja feito através do smartphone. Os recibos de pagamento podem ser entregues ao cliente em papel ou por email. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT