Na cidade

Metro de Lisboa vai abrir estações à noite para pessoas em situação de sem-abrigo

A medida surge em resposta às condições de frio extremo na capital. Também serão disponibilizados cobertores e gorros.
Para proteger do frio.

Depois do Porto, o Metropolitano de Lisboa, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, também vai disponibilizar algumas estações para acolher pessoas em situação de sem-abrigo. É uma das medidas destinadas a assegurar o cumprimento do plano de contingência, em resposta às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade.

Assim, durante o período noturno, estarão abertas três estações de metro — Santa Apolónia, Oriente e Rossio —, para permitir que as pessoas possam pernoitar nas instalações da empresa em noites de temperaturas especialmente baixas.

As estações permanecerão abertas nas madrugadas de 18 de janeiro (de sexta para sábado) e 19 de janeiro (de sábado para domingo). Nos locais também serão distribuídos kits, compostos por um coberto e um gorro.

“O Metropolitano reafirma, deste modo, o seu compromisso enquanto entidade socialmente responsável, enviando esforços para proporcionar condições adequadas de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo”, sublinha a empresa. Durante essas noites vai estar assegurada a articulação com a Polícia Municipal, bem como o reforço das ações de vigilância e limpeza indispensáveis nas estações que permanecerão abertas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT