Na cidade

Lisboetas perdem 45 minutos em cada viagem nos transportes públicos

Os resultados da análise de uma plataforma de mobilidade apontam para o tempo médio gasto, do ponto de partida ao de chegada.
Os dados são de um novo estudo.

Sai de casa ou do trabalho e apanha um — ou vários — transportes públicos para chegar ao seu trabalho (ou casa). Em média, terá gasto 45 minutos neste percurso. Pelo menos a avaliar pelos dados da aplicação de mobilidade Moovit, revelados este sábado, 18 de janeiro.

Segundo o “Dinheiro Vivo“, que cita o Relatório Global de Transporte Público 2019 daquela aplicação, uma viagem em transportes na capital demora, em média, 45 minutos. Trata-se de um tempo idêntico ao registado em Madrid, que tem uma média de 46 minutos, e um pouco superior ao do Porto: 38 minutos.

O documento refere ainda que, em relação aos tempos de espera pelos transportes, os de Lisboa e do Porto são muito semelhantes: 13 e 12,5 minutos, respetivamente. Quanto aos transferes, o estudo revela que em Lisboa 45% dos utentes fazem dois por viagem e 21% têm de fazer três ou mais. No Porto, 44% dos utentes precisam de dois transferes e 7% três ou mais,.

Se para si é importante andar e caminhar, saiba que em Lisboa tem de percorrer uma média de 808 metros até chegar a uma paragem de transportes e no Porto 733 metros, conclui o relatório.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT