na cidade

Lisboa lança campanha a pedir bom senso na mobilidade — com jogos e prémios

A pé, de carro, trotinete ou bicicleta. O importante é partilhar o espaço, segundo a autarquia.
O alerta é para todos.

Lisboa está a mudar: em poucos anos a cidade recebeu dezenas de quilómetros em ciclovias e em poucos meses recebeu as trotinetes Lime, Voi, Hive e Bungo e bicicletas Gira. Recentemente, chegaram as versões da Uber: as Jump.

Com estas mudanças vieram novas realidades, dúvidas e desafios. Por isso, um grupo de entidades decidiu agora apelar, com uma campanha leve e divertida, à utilização sensata do espaço público e a uma melhor mobilidade na cidade. A ideia é que todos estes novos meios de transporte—  além dos carros, táxis, ubers, autocarros elétricos, motas e peões — possam coexistir.

A campanha chama-se Lisboa na Boa e é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carris, EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) e Polícia Municipal, com o apoio da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária).

O objetivo é mobilizar os cidadãos para uma boa utilização do espaço público, independentemente das opções de mobilidade de cada um.

Até ao próximo dia 20 de março, vários cartazes vão ilustrar e alertar para cinco situações de mau uso do espaço público, que todos os dias comprometem a mobilidade nas cidades.

A primeira é o estacionamento em segunda fila, seguindo-se outras formas de estacionamento indevido e abusivo: em lugares de cargas e descargas, por exemplo, ou em lugares reservados a mobilidade reduzida.

Os peões que passeiam nas ciclovias ou bicicletas que circulam nos passeios também são considerados maus usos do espaço público.

Há ainda destaque para os novos fenómenos de mobilidade partilhada, as trotinetas, cuja circulação e estacionamento — lembram as autoridades — obedecem sempre às regras dos restantes velocípedes.

Assim, seja nos transportes públicos, ao andar a pé ou de bicicleta, de carro ou de mota, o que “importa é que os cidadãos possam usufruir do espaço público com respeito pelos outros e em segurança, e contribuir dessa forma para uma melhor mobilidade e qualidade de vida nas cidades”, explica a autarquia.

A campanha — desenvolvida pela agência TorkeCC, com ilustrações do artista Nuno Saraiva — vai estar disponível em vários meios online e offline. Foi ainda criada uma página própria com toda a informação e que tem os cinco vídeos de animação criados. Os Tocha Pestana são os autores do jingle da campanha, que, embora tenha um tom positivo e descontraído, foca um problema sério que afeta o dia a dia de muitos moradores.

A partir da próxima sexta-feira, 8 de março, vai poder participar em passatempos online e ganhar diversos prémios de mobilidade, como viagens na Carris, passes para as Gira, minutos em carros e trotinetas partilhadas. 

Além de tudo isto, o humorista Diogo Faro será responsável por surpreender os lisboetas em algumas das situações descritas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT