Na cidade

Saiba tudo sobre o festival que o leva a descobrir os jardins secretos de Lisboa

O festival Jardins Abertos está de regresso este mês, com uma componente virtual, apesar da pandemia.
Há jardins secretos incríveis para visitar.

O Festival Jardins Abertos está de volta, nos fins de semana de 18 e 19 e 25 e 26 de julho; em versão híbrida: ao vivo e online. Esta é mais uma oportunidade de descobrir os jardins secretos (e não só) de Lisboa. A participação nas várias atividades e o acesso aos espaços é gratuita.

Da lista de jardins aderentes, dos quais vários não poderá conhecer de outra forma, fazem parte os incríveis: British Cemetery, Jardim do Palácio da Fronteira, Jardim do Palácio Pimenta, Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara, e muito mais

No caso dos jardins com visitas exclusivamente feitas de forma virtual, contam-se o Jardim Botânico Tropical, o Jardim da Embaixada de Itália, e o Jardim da Residência do Embaixador dos EUA.

Além das visitas, este ano virtuais ou presenciais, a programação, como sempre, é bastante vasta e diversificada. Ao longo dos dois sábados e domingos, há visitas guiadas com especialistas, exposições, oficinas de jardinagem ou atividades pensadas especialmente para os miúdos.

Além das sessões via live stream no YouTube, com visitas e conversas, da programação online conta-se também a distribuição gratuita de cem kits de jardinagem — com sementes, vaso, planta, substrato, tesoura de poda, regador e luvas —, através de um passatempo no Instagram.

Outra das novidades deste ano é o projeto Varandas Verdes. A iniciativa irá levar a equipa do festival a plantar quatro fachadas de prédios, com o apoio dos moradores, na capital.

As inscrições estão abertas e a organização procura prédios com moradores apaixonados por plantas, para se transformarem em selvas urbanas. As ajudas dos técnicos e jardineiros são dadas a cada morador à distância, como forma de cumprir as regras de segurança face à pandemia do novo coronavírus. As intervenções são totalmente gratuitas.

Pode consultar a programação do Jardins Abertos no site do festival. O acesso aos jardins é feito por ordem de chegada — é obrigatório o uso de máscara de proteção durante a visita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT