Na cidade

Chegou a previsão do tempo para o Natal: há boas surpresas no sapatinho

Depois da depressão Daniel, ainda vamos passar pelos efeitos da Elsa. E, subitamente, na próxima semana tudo muda.
Parece que vai poder aproveitar a rua.

A avaliar pelas primeiras previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vem aí um pequeno milagre de Natal. Depois da depressão Daniel que passou por Portugal e da Elsa, que ainda vai trazer muita chuva e vento para os próximos dias, no início da próxima semana — a de Natal — tudo vai mudar e chega sol, temperaturas máximas amenas (ainda que mínimas bem frias) e condições favoráveis para tudo o que a época pede: passeios, viagens e convívio.

Para já, ainda falta a Elsa: segundo o IPMA, o estado do tempo vai voltar a piorar entre esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, e quinta, 19. Toda a costa de Portugal está já esta terça-feira sob aviso amarelo por causa da agitação marítima a as temperaturas mínimas voltaram a descer, havendo distritos como Guarda e Bragança próximos dos zero graus Celsius.

A situação deverá piorar na quarta-feira, com a aproximação da nova depressão, que traz mais chuva e vento moderado a forte com rajadas até aos 80 quilómetros por hora no litoral, e até aos 100 km/h nas terras altas. Quinta-feira há mais do mesmo, sendo esperada chuva por vezes forte, vento, agitação marítima.

No fim de semana ainda se sentirão os efeitos desta depressão mas, a partir de segunda-feira, dia 23, tudo deverá melhorar —mesmo a tempo do Natal. As previsões ainda são iniciais, mas para já basta consultar o portal do IPMA para confirmar que certamente não teremos um “white christmas” (neve no Natal) e ver as diferenças face a esta semana: em praticamente todo o País, os dias 24 e 25 estão subitamente à espera de céu pouco nublado ou mesmo limpo e temperaturas máximas amenas, apesar de as mínimas serem baixas.

Os dados apontam para 18 graus de máxima e céu pouco nublado em Lisboa nesses dias 24 e 25 — tal como em Évora e Beja por exemplo; e para 19 de máxima e céu pouco nublado ou limpo nos mesmos dias em Faro, Santarém e Setúbal; para o Porto é esperado céu parcialmente nublado com possíveis aguaceiros e 17 de máxima; Leiria, Aveiro e Coimbra, esperam céu pouco nublado e 18 graus; na Guarda mais frio, 12 graus mas também com céu pouco nublado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT