Na cidade

Há mais uma plataforma para ficar a saber onde encontra combustível

Com a greve dos motoristas à porta e a corrida às bombas já bem lançada, é melhor confirmar antes de sair de casa.
A corrida já começou.

A greve dos motoristas de matérias perigosas só arranca na segunda-feira, 12 de agosto, e vem com serviços mínimos definidos pelo governo — mas isto não impediu que se desencadeasse uma verdadeira corrida às bombas, para abastecer e tentar prevenir o que todos temem: ficar subitamente sem meio de transporte, ainda para mais num mês de férias.

Com esta corrida, quem tem ganho são as gasolineiras: diz o “JN” este sábado, 10 de agosto, que a faturação das gasolineiras tem sido a grande beneficiada até agora.

Mas na verdade há dezenas postos a ficar sem um ou vários tipos de combustíveis (alguns estão já no vermelho, sem nenhum tipo disponível) e a partir de dia 12 a situação poderá agravar. Depois de ter sido lançada a plataforma “Já não dá para abastecer“, surgiu mais uma opção para saber onde deve ir — sem gastar o que lhe resta de combustível para chegar a um posto e apenas encontrar pinos no chão e sinal de fechado.

É da Prio e refere-se aos seus postos. Trata-se de uma nova ferramenta que disponibiliza aos consumidores informação atualizada sobre a disponibilidade de combustíveis. O utilizador poderá procurar na App PRIO.GO ou no site pelos serviços “Gasolina disponível” e “Gasóleo disponível” no detalhe de cada posto ou através da ferramenta de Filtro (separador “Serviços”) para saber quais os postos PRIO que dispõem de determinado combustível.

Em comunicado, a empresa diz que tenta assim evitar que os portugueses percam tempo a deslocar-se a postos sem combustível disponível, como aconteceu na última greve.

Quanto à primeira plataforma lançada, da Waze e rede VOST Portugal (Voluntários Digitais Em Situações de Emergência) também ali é possível consultar o locais onde há — ou já não há —  gasolina ou gasóleo. Os consumidores podem colaborar na partilha de informação, através de um questionário onde informam quais os postos que encerraram por falta de combustível. E é possível verificar que este sábado, dois dias antes da greve, já há vários postos no vermelho.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT