Em maio deste ano, chegou uma notícia com que nem todos os utilizadores diários da Fertagus concordaram. A empresa anunciou a redução do número de lugares sentados em todos os comboios que passam na Ponte 25 de Abril — a NiT até partilhou uma fotografia exclusiva de como iam ficar. Agora, cerca de sete meses depois, torna-se uma realidade cada vez mais próxima.
Esta quinta-feira, 26 de dezembro, a Fertagus anunciou que a medida deverá estar em vigor até ao final de janeiro.
“Tiram-se 116 bancos e cria-se um espaço total para 172 pessoas”, disse à agência “Lusa”, citada pelo jornal “Observador”, a presidente executiva, Cristina Dourado, referindo que este foi o modelo de teste implementado num dos 18 comboios da empresa, que circula desde agosto com esta tipologia.
Nos restantes 17 comboios, a alteração não será tão grande, apontando para menos cerca de 80 lugares sentados em cada comboio que faz a Travessia do Tejo.
“Cada comboio é composto por duas [carruagens] motoras, uma à frente e outra atrás, e duas carruagens intermédias. O que estamos a fazer é a alteração do número de lugares nas duas carruagens intermédias e vamos fazer essas alterações de forma a criar zonas mais amplas, para as pessoas poderem circular, entrar e sair, mais rapidamente do comboio, circularem melhor”, explicou a administradora da Fertagus.
Na tal fotografia a que a NiT teve acesso, é possível ver que as habituais filas de pares de bancos dão lugar a um banco único em cada lado, em algumas partes da carruagem; e que foram instalados pilares, para os passageiros se segurarem. As modificações significaram um investimento a rondar os 200 mil euros.
Leia também a reportagem escrita na primeira pessoa por uma repórter da NiT que viaja de comboio todos os dias e tem de enfrentar o caos da luta por um lugar.