Na cidade

Fertagus e STCP vão funcionar com mais horários a partir de segunda-feira

As empresas de transportes públicos anunciaram esta quinta-feira, 30 de abril, as medidas que serão adotadas com o levantamento do estado de emergência.
Vai ser obrigatório usar máscara.

A Fertagus e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) anunciaram esta quinta-feira, 30 de abril, as alterações no funcionamento com o levantamento do estado de emergência no País, que será já na próxima segunda-feira, 4 de maio. Os horários serão alargados, mas o governo determinou que os transportes públicos só poderão circular com dois terços da capacidade, além de que será também obrigatório o uso de máscara.

No caso da Fertagus, a empresa volta a realizar a oferta completa de horários nos dias úteis, segundo adiantou em comunicado. Os fins de semana vão manter-se iguais, já que não chegaram a existir quaisquer alterações de horários para estes dias da semana.

Para assegurar as condições de segurança dos utilizadores, a empresa garante que foram tomadas várias medidas, como um “reforço da higiene e limpeza das composições, que é feita por prestadores de serviço externo habilitados e devidamente certificados”.

Segundo a Fertagus, a ligação da Ponte 25 de Abril tinha sido reduzida com a declaração do estado de emergência no País, em março, e registou uma redução na procura de 85 por cento. Com esta diminuição do número de passageiros, os responsáveis consideram que “serão garantidas as condições de segurança necessárias”.

Já a STCP anunciou em comunicado que vai reforçar “significativamente” a oferta nos autocarros, sendo garantidas mais de 95 por cento das viagens nos dias úteis e a totalidade será retomada nos horários de fins de semana e feriados. Para que as medidas sejam tomadas gradualmente, a empresa declarou ainda que, até agosto, irá vigorar o horário de “Férias Escolares”.

Ainda assim, das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 já regressaram ao horário normal, estando apenas 37 destinadas ao regime especial. A venda de bilhetes e a validação dos títulos de transporte também serão retomadas a partir de segunda-feira e o acesso voltará a ser feito pela porta da frente.

As vendas de bilhetes a bordo dos autocarros da STCP só poderão realizar-se com valores certos, não sendo possível entregar trocos. Os motoristas da STCP vão ainda dispor todos de viseiras, máscaras e gel desinfetante, mantendo-se nos veículos a zona de segurança do motorista, que deverá ser respeitada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT