Na cidade

É oficial: construção da linha circular do Metro de Lisboa vai ser suspensa

O governo estabeleceu que, pelo menos em 2020, o projeto não vai avançar.
Há novidades.

No Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), as obras de expansão do Metro de Lisboa tinham sido adiadas para a segunda metade do ano. No entanto, sabe-se agora que o projeto de construção da linha circular vai ser suspenso.

A decisão foi tomada esta terça-feira, 4 de fevereiro, após a apresentação de uma proposta de alteração do PAN, que acabou por ser aprovada no parlamento durante a votação do OE2020. Portanto, pelo menos durante este ano, a obra não vai avançar.

Por outro lado, o governo vai realizar, “através do Metropolitano de Lisboa, um estudo técnico e de viabilidade económica, que permita uma avaliação comparativa entre a extensão até Alcântara e a Linha Circular”, disse o líder do PAN, André Silva, citado pelo site “Sapo 24”.

Ficou também estabelecido que o executivo terá de realizar obras nas estações que necessitam de intervenção, sobretudo devido às infiltrações, no Metropolitano de Lisboa.

O objetivo da linha circular passa por ligar o Rato ao Cais do Sodré, conseguindo uma linha circular a partir do Campo Grande com as linhas verde e amarela, passando as restantes linhas a funcionar como radiais — linha Amarela de Odivelas a Telheiras, linha Azul (Reboleira – Santa Apolónia) e linha Vermelha (S. Sebastião – Aeroporto).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT