Na cidade

Depois da enchente, as praias ficaram cheias de lixo e máscaras usadas

O Surf Clube de Sesimbra encheu vários sacos com os despojos na semana passada e denunciou a situação no Facebook.
Créditos: Surf Clube de Sesimbra.

As temperaturas altas dos últimos dias têm levado muitos portugueses até às praias de norte a sul do País, numa fase em que o desconfinamento gradual já o permite fazer, embora a reabertura oficial das época balnear tenha sido agendada pelo governo para 6 de junho. 

No entanto, as enchentes nas praias estão a gerar alguma preocupação, já que a quantidade de pessoas nos areais acaba por dificultar que se cumpra o distanciamento social. Em Sesimbra, este problema juntou-se a outro: muitos banhistas não tiveram o cuidado de colocar o lixo nos recipientes próprios e deixaram máscaras de proteção usadas espalhadas pelo areal.

*** RESOLVIDO*** 🙏🏽 // Muito triste este cenário hoje de manhã encontrado na Praia das Bicas, será que não percebem que…

Publicado por Surf Clube de Sesimbra em Quinta-feira, 21 de maio de 2020

A situação na Praia das Bicas foi denunciada na página de Facebook do Surf Clube de Sesimbra na passada quinta-feira, 21 de maio. 

“Muito triste este cenário hoje de manhã encontrado na Praia das Bicas, será que não percebem que não existe limpeza das praias nesta altura e que cada um tem que trazer o seu próprio lixo, é assim tão difícil compreenderem”, pode ler-se na publicação.

Nas fotografias partilhadas no post, podem ver-se vários sacos do lixo recolhido pela escola, com garrafas de vidro e plástico, entre outros detritos como comida ou máscaras cirúrgicas usadas e largadas na areia. O descartamento incorreto deste equipamento de proteção provoca uma preocupação adicional, uma vez que representa um risco de contágio para outros banhistas que estejam na praia.

O Surf Clube de Sesimbra recolheu o lixo que encontrou na praia e denunciou a situação marcando na publicação a Câmara Municipal de Sesimbra e a Junta de Freguesia do Castelo. Na manhã do dia seguinte, 22 de maio, estas entidades limparam o areal antes das 9 horas e explicaram à TVI que, por não estarmos ainda na época balnear, a recolha do lixo não está a ser feita por tratores, como acontece nessa fase.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT