Na cidade

Câmara Municipal de Setúbal vai expropriar o Parque de Merendas da Comenda

A garantia foi dada à New in Setúbal pela presidente da autarquia Maria das Dores Meira.
O espaço fica no Parque Natural da Arrábida.

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou o processo de expropriação do Parque de Merendas da Comenda e do estacionamento da praia de Albarquel, depois de os novos donos da Herdade exigirem a apresentação do registo criminal para quem quiser entrar nessas duas áreas integradas no Parque Natural da Arrábida.

A notícia foi avançada à New in Setúbal pela presidente da autarquia Maria das Dores Meira esta terça-feira, 7 de julho.“Os procedimentos necessários para avançar com a ação de expropriação estão em curso e é nossa intenção garantir a possibilidade de utilização pública do Parque de Merendas da Comenda e do terreno utilizado para estacionamento na praia da Albarquel”, explicou a responsável pelo executivo. 

Tal como a New in Setúbal já tinha noticiado, a famosa Herdade da Comenda, no Parque Natural da Arrábida, foi comprada no final de 2019 pela empresa Seven Properties por 16 milhões de euros à família de António Xavier de Lima.

Depois da venda, os novos proprietários delimitaram os 600 hectares de terreno com placas de propriedade privada, incluindo o Parque de Merendas da Comenda e o estacionamento de terra batida da praia de Albarquel que em janeiro deste ano foi lavrado e destruído por um trator para impedir o acesso dos automobilistas.

O assunto tornou-se ainda mais polémico, uma vez que tanto o parque de merendas como o estacionamento de Albarquel eram usados livremente pela população há vários anos, ainda que fizessem parte da Herdade. Por isso, a Câmara Municipal de Setúbal entrou em negociações com a Seven Properties, no sentido de se manterem os dois espaços acessíveis ao público.  

Segundo a presidente do município de Setúbal, nas várias reuniões realizadas com a Seven Properties, “os representantes dos proprietários mostraram-se disponíveis para manter o usufruto público do parque de merendas e do terreno do estacionamento de Albarquel”. No entanto, o protocolo nunca chegou a concretizar-se e a Câmara Municipal decidiu avançar agora com a expropriação.

A autarquia explicou ainda à NiS que “caso ocorra a expropriação dos terrenos serão repostas e melhoradas as condições para o parqueamento de viaturas da praia de Albarquel, como tem acontecido nas últimas décadas”.

A quatro quilómetros da cidade, a Herdade da Comenda foi no início do século XIX propriedade privada do conde parisiense Abel Henri Armand. Foi este nobre que mandou construir o Palácio da Comenda, que deveria ser a sua casa de férias. Raul Lino foi o arquiteto responsável pela obra do palácio, que também serviu de refúgio a Jacqueline Kennedy, depois do assassinato do marido John F. Kennedy em 1963.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT