Na cidade

Cabine das Emoções: lar no Montijo cria box para idosos estarem com a família

O projeto inédito foi posto em prática este domingo, 3 de maio, em que se celebra o Dia da Mãe.
Tudo acontece em total segurança, garante o lar.

A pandemia que se está a viver tem-nos roubado muitas coisas, principalmente estar junto de familiares. Nos lares, por exemplo, foram proibidas as visitas para evitar a propagação do vírus, visto tratar-se de uma população de risco. Porém, na União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, nem o maior vírus do século impediu esse momento.

O lar criou uma caixa em acrílico que permitirá a visita e o contacto dos familiares com os utentes, anulando o distanciamento social, já que estão separados por um vidro, mas em total segurança.

“Vamos ter de realizar um programa de horários de visitas muito rigoroso, até porque estas vão ser realizadas para um utente de cada vez, que poderá receber três ou quatro familiares”, disse Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, instituição vulgarmente conhecida como Montepio do Montijo, citado pelo jornal “O Setubalense”.

A Cabine das Emoções, como carinhosamente foi apelidada, obedece a todas as normas de segurança. Tem um centímetro de espessura e pretende combater a solidão e o afastamento, contribuindo para reforçar a saúde mental dos idosos, que não podem ver as suas famílias há dois meses.

De acordo com a publicação regional, os utentes ficam na parte interior da biblioteca e os visitantes na zona exterior. Terão sofás para estar confortáveis e falam através de intercomunicadores. O projeto inédito começou a funcionar este domingo, 3 de maio e Dia da Mãe.

A biblioteca foi transformada numa zona de reencontros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT